A A IMPORTÂNCIA DAS PRÉDICAS ACADÊMICAS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

Palavras-chave: Educação ambiental - Educação

Resumo

A ideia de exaustão de recursos naturais e a possibilidade de uma reformulação econômica desencadearam reações mundiais em torno das problemáticas socioambientais. Mas, enquanto persistem os conflitos ideológicos teóricos que passam de uma conferência para outra, o que se tem na prática são os crescentes níveis de pobreza e a marginalidade de uma imensa maioria da população mundial, sem que diminuam o consumo desenfreado, o desperdício e a devastação dos recursos naturais. Em relação à Educação Ambiental nas escolas é importante conhecer e questionar quais são as bases que a fundamentam, se são questões sociais, práticas educativas ou ações políticas, a forma pela qual ela tem sido utilizada e para quem tem sido direcionada. Portanto, é indispensável o envolvimento da comunidade acadêmica. Para isso, a presente pesquisa tem como objetivo reconhecer a importância em se trazer ao ambiente acadêmico os trabalhos pedagógicos realizados nas escolas que tratam dos temas relacionados à sustentabilidade. A metodologia utilizada é uma pesquisa científica do tipo resumo, recorte de dissertação. Análises prévias, fundamentadas em outras pesquisas bibliográficas, demonstram uma ineficiência nos trabalhos relacionados ao ambiente desenvolvidos nas escolas pesquisadas, no sentido destas ações fomentarem-se somente aos aspectos de conservação (ambiente) sem considerar os demais aspectos da sustentabilidade. Desta forma, conclui-se que ao se proporcionar o debate acadêmico dos assuntos ambientais atrelados aos aspectos educativos possibilita-se a construção da episteme necessária ao fortalecimento dos fundamentos essenciais à educação e para as escolas. 

Publicado
15-10-2023