VI OLIMPÍADA DE MATEMÁTICADO OESTE CATARINENSE

  • Itelvino Andreola
  • Milena Figueiró Speroto
  • Alessandra Carla Soave
  • Jaqueline dos Santos UFFS
  • Janice Teresinha Reichert
  • Milton Kist
  • Divane Marcon
Palavras-chave: Matemática; Olimpíadas Científicas; Educação Básica.

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem voltado à Matemática pode ser permeado por diferentes abordagens educacionais, dentre as quais,  as Olimpíadas de Matemática têm ganhado destaque, pois caracterizam-se como um eficiente instrumento que, além de estimular os estudantes a resolverem problemas novos e desafiantes, propiciando o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, agregam no currículo dos educandos, oferecendo oportunidades e favorecendo muitas vezes o ingresso em universidades e a conquista de bolsas integrais ou parciais de estudos. A partir desta perspectiva, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), realiza desde 2017 a Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC).  O principal objetivo da OMOC é incentivar o estudo da Matemática por parte dos alunos, colocar os professores do Ensino Fundamental e Médio em contato com novas possibilidades de ensino da Matemática e detectar jovens talentos. A competição é dedicada aos alunos de escolas públicas ou privadas matriculados a partir do sexto ano do Ensino Fundamental até estudantes de qualquer série do Ensino Médio.  Além de elaborar, aplicar e corrigir as provas da competição, o programa de extensão envolve a realização de treinamentos que englobam a discussão e a resolução de exercícios previamente selecionados.  Participam dessa atividade 2 bolsistas, 2 estagiários e estudantes voluntário do curso de Matemática. Os treinamentos, que ocorrem nas escolas e na Universidade Federal da Fronteira Sul, além de caracterizarem-se como um espaço de interação e troca de conhecimentos, que potencializa a aprendizagem da Matemática preparando os alunos para a prova, oportuniza que os educandos conheçam as dependências de uma Instituição de Ensino Superior. Com relação ao número de participantes, a I OMOC realizada em 2017 teve a participação de 329 estudantes, a II OMOC em 2018 contou com 400 estudantes, em 2019 na III OMOC participaram 600 estuantes. A partir de 2021 a OMOC passou a ser realizada em duas fases: uma na escola e outra nas dependências da UFFS, sendo que nesta edição houve a participação de 7824 estuantes na primeira fase, com classificação de 634 estudantes para a segunda fase. Em 2022 a V OMOC contou com a participação de 6448 estudantes na primeira fase e destes 1529 foram classificados para a segunda fase. Em 2023 na primeira fase da VI OMOC participaram 10434 estuantes de escolas pública ou privadas da região Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná, sendo que 1257 foram classificados para a segunda fase. Estes números refletem a grandeza e o envolvimento das escolas e estudantes na competição, consagrando a Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense como um programa de extensão que aproxima as escolas da Universidade.

Palavras-chave: Matemática; Olimpíadas Científicas; Educação Básica.

Área do Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra

Origem: Programa de extensão.

Instituição Financiadora: UFFS – Bolsas acadêmicas de extensão e pagamento de estagiários.

Publicado
11-10-2023