DIÁLOGO E RFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFISSIONAL PEDAGOGO

  • Brenda Carolina Brugnera Uffs
  • Chaiane Bukowski
Palavras-chave: Curso de Pedagogia, Identidade profissional; Egressos da UFFS; Educação Formal; Educação não formal.

Resumo

O presente resumo provêm de uma monografia com diagnóstico crítico acerca da construção da identidade do pedagogo egresso do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Por esse viés, esboçou-se as seguintes problemáticas investigativas: qual é a concepção de atuação do pedagogo nos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Erechim? E qual é a percepção dos egressos em relação à formação docente, no que tange à identidade do pedagogo, bem como o perfil profissional destes a partir das atuações profissionais? Em razão de tais questionamentos, destacou-se, de imediato, que existem copiosas frentes em que o profissional pedagogo pode atuar. Assim, a metodologia deste estudo se baseou em uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de referências teóricas como: Libâneo (2005, 2006 e 2010), Saviani (2008a, 2008b e 2012), entre outros. A análise descritiva seguiu uma abordagem qualitativa no que tange ao estudo documental e o questionário aplicado aos egressos. Compreendeu-se que as formações envolvem saberes pedagógicos e áreas de conhecimentos comuns, mas os futuros profissionais podem atuar em áreas distintas, uma vez que se percebe que o espaço não escolar é um campo emergente na sociedade nos últimos tempos, por isso, a pesquisa buscou através de uma análise com egressos do curso diante de sua formação, nos Projetos Políticos Pedagógicos do Curso (PPC), e como este pode ter delimitado suas escolhas profissionais. A partir da análise documental, constatou-se que a concepção de atuação do pedagogo nos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul– campus Erechim, é a de um Pedagogo atuante em sala de aula, formado para a Pedagogia formal, mas que também tem oportunidades durante a graduação, mesmo que de forma breve, a socializar com conhecimentos sobre a Pedagogia não formal e, assim, ter um aporte para buscar sua especialização, caso deseje atuar nessa área. Em relação aos questionários, pode-se afirmar que cada egresso tem uma percepção diferente de carreira profissional, porém, o perfil de um pedagogo, majoritariamente, está atrelado à educação formal. Entretanto, oportunidades profissionais na Educação não formal estão surgindo e os egressos estão sinalizando a necessidade de um percurso formativo nesta área.

 

Publicado
15-10-2023