MEMÓRIAS E TRAJETÓRIAS

LUTA PELA TERRA, EDUCAÇÃO E PROJETO SOCIETÁRIO

  • Tayrane Cassana Sebastião UFFS
  • Regis Clemente da Costa
Palavras-chave: História da Educação, Intelectual Orgânico, História Intelectual

Resumo

O objetivo geral é pesquisar a trajetória das pessoas que dão nome às instituições escolares nas áreas de reforma agrária (assentamentos e acampamentos) nos municípios sob jurisdição do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, PR, e de pessoas que atuaram em espaços de educação não formal junto aos movimentos sociais em torno da questão agrária, bem como a crítica social, a produção teórica e práxica desses sujeitos, buscando identificar o projeto societário a que se vinculam e constroem, com base no conceito gramsciano de intelectual orgânico. A pesquisa se insere na área de estudos da História da Educação quando trata das instituições escolares e da História Intelectual quando trata das pessoas que dão nome a essas instituições. A História Intelectual está inserida em um movimento de compreender os sujeitos denominados 'intelectuais’, por sua postura e atuação perante as causas da sociedade, no que diz respeito aos chamados valores universais, às causas da justiça e da verdade, que perpassam as questões políticas. A compreensão sobre o conceito de intelectual está embasada na perspectiva de Antônio Gramsci como mediador, dirigente e organizador da cultura e seu trabalho não se esgota na produção do conhecimento científico, artístico ou filosófico, mas está ligado com a organicidade da sociedade e com a elaboração e efetivação de um projeto de sociedade voltado à classe à qual pertence, como partícipe das ações culturais. A pesquisa teve início no dia 1º de setembro de 2023, conta com financiamento da Fundação Araucária e encontra-se na fase do mapeamento dos Assentamentos e Acampamentos da reforma agrária nos municípios de Cantagalo, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond, que compõem a região de abrangência do Núcleo Regional de Educação do Paraná. Na sequência do plano de trabalho serão identificadas as escolas e colégios localizados nos assentamentos e acampamentos nos respectivos municípios. A partir das atividades desenvolvidas foi realizada reunião no CEAGRO - Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia, de Laranjeiras do Sul - Paraná, a fim de se obter informações sobre as áreas de assentamentos e acampamentos da região, bem como reunir materiais e documentos que serão fontes para a pesquisa no que se refere também às escolas. A partir dos resultados parciais é possível observar que nem todos os assentamentos e acampamentos tem escolas. Nessa busca por fontes foi mencionada a atuação da Irmã Lia, uma religiosa ligada à Igreja Católica que atuava junto aos acampados e assentados da reforma agrária na região. Os resultados parciais sobre Irmã Lia apontam para um dos objetivos específicos que é a busca por pessoas que atuaram nos espaços de educação não formal no processo de luta pela reforma agrária. Nessa atividade também foram obtidas informações iniciais sobre Ireno Alves dos Santos e José Alves dos Santos, que apesar de terem os mesmos sobrenomes não são parentes. Destaca-se as informações obtidas sobre Iraci Salete Strozak, que dá nome ao Colégio Estadual do Campo no Assentamento Marcos Freire, no município de Rio Bonito do Iguaçu, PR. Dando sequência à pesquisa, iniciou-se a visita às escolas. O primeiro colégio visitado foi o Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak. Próximo ao Colégio há o Centro de Memória Terra e Povo que reúne documentos, recortes de jornais e revistas, livros, fotografias, objetos, dentre outros, relacionados ao processo de luta pela terra no município de Rio Bonito do Iguaçu e municípios vizinhos. Iraci Salete foi militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), educadora, atuou no MST no estado do Paraná e no sul do país. Iraci participou do 1º Encontro Nacional do MST, em 1984, realizado em Cascavel, no Paraná. Nesse encontro foi fundado o MST. As próximas etapas da pesquisa envolvem a identificação das escolas localizadas nos assentamentos e acampamentos e em seguida a análise dos nomes das escolas, a trajetórias das pessoas que dão nome a essas escolas, e a identificação do projeto societário que defendiam e difundiam, com base no conceito gramsciano de intelectual orgânico. 

Publicado
13-10-2023