EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Resumo
A pesquisa objetivou analisar a forma como a Educação Ambiental está sendo compreendida no processo formativo e implementada nas práticas profissionais no campo da Engenharia. A proposta metodológica teve como base a pesquisa aplicada com abordagem quali-quantitativa e foi desenvolvida a partir de dois movimentos: a pesquisa documental e o estudo de caso. A pesquisa documental foi realizada nos ordenamentos institucionais da Universidade Federal da Fronteira Sul e, na sua especificidade, nos cursos de Engenharia por ela oferecidos: Engenharia Ambiental e Sanitária dos campi Chapecó/SC, Erechim/RS e Cerro Largo/RS e Engenharia de Aquicultura e Engenharia de Alimentos do campus Laranjeiras do Sul/PR. No estudo de caso, a coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários com os egressos dos cursos em questão e as categorizações e análises decorrentes foram feitas, principalmente, com o emprego da metodologia de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que na medida em que a especialidade da Engenharia se afasta da vinculação específica com o meio ambiente, as questões ambientais e, por consequência, a Educação Ambiental passam a configurar como tema pouco ou nada relevante no processo formativo e nas práticas profissionais.
Copyright (c) 2023 Lucas Sakamoto Soares, Leandro Bordin, Ana Carolina Kroth
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