O USO DO SIMULADOR PHET COLORADO PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: UM OLHAR PARA OS TRABALHOS ACADÊMICOS DA ÁREA

  • Cláudia Böck Berwaldt Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Judite Scherer Wenzel
Palavras-chave: química orgânica, PhET Colorado, representações

Resumo

O presente trabalho é oriundo de uma pesquisa que foi desenvolvida no contexto do
Componente Curricular de Prática de Ensino: Pesquisa em Educação cujo objetivo
constituiu em analisar quais as compreensões que os trabalhos referentes à área de Ensino
de Ciências têm indicado sobre o uso do PhET Colorado para o ensino de Química
Orgânica. Parte-se da compreensão, de que o ensino de química orgânica, em diferentes
níveis de ensino, possui importância pela compreensão de inúmeras substâncias que
contém carbono na sua estrutura por meio da demonstração experimental. A compreensão
da Química Orgânica requer tanto o nível macroscópico, microscópico e simbólico, daí o
uso de Simuladores tem se mostrado importantes. O uso do simulador PhET Colorado,
foi criado pelo projeto Physics Educacional Technology (PhET), que visa pesquisar e
desenvolver simulações para o Ensino de Ciências, Matemática, Física e Química. Buscase identificar se o PhET Colorado tem auxiliado na abordagem dos conteúdos de Química
Orgânica, verificar quais conteúdos tem sido indicados para o uso do PhET Colorado bem
como, compreender as finalidades do uso do PhET Colorado para o ensino de química
orgânica. A pesquisa é de cunho qualitativo e para a análise dos dados foi utilizada a
Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAIS, GALIAZZI, 2006) que consiste em uma
abordagem de análise de dados, que necessita da participação e dedicação do pesquisador.
Os dados foram obtidos mediante uma revisão bibliográfica no Google Acadêmico. Para
isso, utilizamos a opção Pesquisa Avançada e os descritores, em qualquer lugar do artigo:
“Química orgânica” e “PhET” e como período temporal indicamos (2022-2023). Foram
obtidos 56 resultados, destes selecionamos quatro artigos para a análise tendo em vista a
sua aproximação com a temática. Iniciou-se indicando as Unidades de Significado,
obteve-se 37 Unidades de Significado, 13 Categorias Iniciais e três Categorias Finais, as
quais foram: Características do simulador; facilitador e contribuidor para o ensino e;
representações tridimensionais. Por meio da realização da ATD foi possível compreender
que o simulador PhET Colorado, possui como principais características, a gratuidade,
interatividade, e qualidade nas simulações, bem como promove e contribui para o ensino
da Química Orgânica pois facilita o aprendizado tendo em vista que possibilita a
demonstração experimental, a representação tridimensional incluindo representações a
nível macroscópico, microscópico e simbólico dos conteúdos de Química Orgânica.
Portanto, a revisão e a análise realizada nos mostraram que por meio do uso do PhET para
simular moléculas orgânicas os alunos podem qualificar a sua compreensão acerca da
composição e geometria das moléculas, de modo especial, pela visualização em três
dimensões.

Publicado
12-10-2023