MÉTODOS ALTERNATIVOS NO ENSINO DA PRÁTICA CIRÚRGICA EM MEDICINA VETERINÁRIA

  • Gustavo Antonio Boff Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Altamir Santos Corso Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Ana Paula Inoe Tomazini Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
Palavras-chave: fins didáticos, métodos alternativos, ensino cirurgia

Biografia do Autor

Gustavo Antonio Boff, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
Acadêmico do Curso de Medicina Veterinária, Campus Realeza, UFFS, Bolsista do Projeto de Pesquisa – EDITAL Nº 262/UFFS/2012.
Altamir Santos Corso, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
Acadêmico do Curso de Medicina Veterinária, Campus Realeza, UFFS, Voluntário do Projeto de Extensão – EDITAL Nº 262/UFFS/2012.
Ana Paula Inoe Tomazini, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza

Professora  Adjunta II, Doutora, Médica Veterinária, Campus Realeza, UFFS, Coordenadora do Projeto de Extensão – EDITAL Nº 284/UFFS/2012. ana.tomazini@uffs.edu.br

Referências

ANDRADE, J. N. B. M. Apresentação de um dispositivo artesanal para treinamento de aplicação de nós cirúrgicos. Revista Clínica Veterinária, n.83, p.42-43, 2009.

BERZON,J.L; Complications of ovariohysterectomies on the dog and cat at a teaching institution: clinical review of 853 cases. Vet Surg, v. 8, p.89-91, 1979.

BUYUKMIHCI, N.C. Non-violence in surgical training. Revista de Eletrônica de Veterinária, v.8, n.12, 2007.

FAGUNDES, D. J., TAHA, M.O. Modelo animal de doença: critério de escolha e espécies de animais de usocorrente. Acta Cir Bras, 16, p.19-23, 2004.

MARTINEN, S.; JUKES, N. Towards a Humane Veterinary Education

J Vet Med Educ, v. 32, n. 4, p. 454 – 460, 2005.

MATERA, J. M. O Ensino de Cirurgia: da teoria à prática. Ciência Veterinária nos trópicos, v.11, n.1, p.96-101, 2008.

MOULTON, C.A.E.; DUBROWSKI, A.; MACRAE, H.; BRENT, G.; GROBER, E.; REZNICK, R. Teaching Surgical Skills: What Kind of Practice Makes Perfect?: A Randomized, Controlled Trial. Annals Surg, v. 244, n. 3, p. 400-9, 2006.

PATRONEK, G.J.; RAUCH, A. Systematic review of comparative studies examining alternatives to the harmful use of animals in biomedical education. JAVMA, .v. 230, n. 1, p. 37-43, 2007.

SAMPLE, S., BLEEDORN, J.A., SCHAEFER, S.L., BSE, A.M., OLSEN, C.W., MUIR, P. Students' Perception of Case-Based Continuous Assessment and Multiple-Choice Assessment in a Small Animal Surgery Course for Veterinary Medical Students.Veterinary Surgery. v.43, n. 4, p. 388–399, 2014.

SMEAK D. D. Ethical surgical training for students of veterinary medicine In.JUKES, N.; CHIUIA, M. FromGuinea Pig to Computer Mouse: Alternative Methods for Progressive, Humane Education, 2nd Ed. Leicester, UK: InterNICHE, 2003. Disponível em: http:/www.1rnet.org/literatura/smeak.htm>. Acessado em 25 jul 2014.

TUDURY, E. A.; POTIER, G.M. A. Métodos alternativos para aprendizado prático da disciplina técnica cirúrgica veterinária. Ciência Veterinária nos Trópicos, v.11, n.1, p.92-95, 2008.

Publicado
26-09-2014