MÉTODOS ALTERNATIVOS NO ENSINO DA PRÁTICA CIRÚRGICA EM MEDICINA VETERINÁRIA

Autores

  • Gustavo Antonio Boff Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Altamir Santos Corso Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Ana Paula Inoe Tomazini Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza

Palavras-chave:

fins didáticos, métodos alternativos, ensino cirurgia

Biografia do Autor

  • Gustavo Antonio Boff, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
    Acadêmico do Curso de Medicina Veterinária, Campus Realeza, UFFS, Bolsista do Projeto de Pesquisa – EDITAL Nº 262/UFFS/2012.
  • Altamir Santos Corso, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
    Acadêmico do Curso de Medicina Veterinária, Campus Realeza, UFFS, Voluntário do Projeto de Extensão – EDITAL Nº 262/UFFS/2012.
  • Ana Paula Inoe Tomazini, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza

    Professora  Adjunta II, Doutora, Médica Veterinária, Campus Realeza, UFFS, Coordenadora do Projeto de Extensão – EDITAL Nº 284/UFFS/2012. ana.tomazini@uffs.edu.br

Referências

ANDRADE, J. N. B. M. Apresentação de um dispositivo artesanal para treinamento de aplicação de nós cirúrgicos. Revista Clínica Veterinária, n.83, p.42-43, 2009.

BERZON,J.L; Complications of ovariohysterectomies on the dog and cat at a teaching institution: clinical review of 853 cases. Vet Surg, v. 8, p.89-91, 1979.

BUYUKMIHCI, N.C. Non-violence in surgical training. Revista de Eletrônica de Veterinária, v.8, n.12, 2007.

FAGUNDES, D. J., TAHA, M.O. Modelo animal de doença: critério de escolha e espécies de animais de usocorrente. Acta Cir Bras, 16, p.19-23, 2004.

MARTINEN, S.; JUKES, N. Towards a Humane Veterinary Education

J Vet Med Educ, v. 32, n. 4, p. 454 – 460, 2005.

MATERA, J. M. O Ensino de Cirurgia: da teoria à prática. Ciência Veterinária nos trópicos, v.11, n.1, p.96-101, 2008.

MOULTON, C.A.E.; DUBROWSKI, A.; MACRAE, H.; BRENT, G.; GROBER, E.; REZNICK, R. Teaching Surgical Skills: What Kind of Practice Makes Perfect?: A Randomized, Controlled Trial. Annals Surg, v. 244, n. 3, p. 400-9, 2006.

PATRONEK, G.J.; RAUCH, A. Systematic review of comparative studies examining alternatives to the harmful use of animals in biomedical education. JAVMA, .v. 230, n. 1, p. 37-43, 2007.

SAMPLE, S., BLEEDORN, J.A., SCHAEFER, S.L., BSE, A.M., OLSEN, C.W., MUIR, P. Students' Perception of Case-Based Continuous Assessment and Multiple-Choice Assessment in a Small Animal Surgery Course for Veterinary Medical Students.Veterinary Surgery. v.43, n. 4, p. 388–399, 2014.

SMEAK D. D. Ethical surgical training for students of veterinary medicine In.JUKES, N.; CHIUIA, M. FromGuinea Pig to Computer Mouse: Alternative Methods for Progressive, Humane Education, 2nd Ed. Leicester, UK: InterNICHE, 2003. Disponível em: http:/www.1rnet.org/literatura/smeak.htm>. Acessado em 25 jul 2014.

TUDURY, E. A.; POTIER, G.M. A. Métodos alternativos para aprendizado prático da disciplina técnica cirúrgica veterinária. Ciência Veterinária nos Trópicos, v.11, n.1, p.92-95, 2008.

Downloads

Publicado

26-09-2014