CONCEPÇÕES SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO PRESENTES EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ERECHIM: O QUE PENSAM E DIZEM PROFESSORES/AS E ALUNOS/AS?

  • Neide Cardoso de Moura UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CAMPUS CHAPECÓ
  • Cátia Regina Vial Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CAMPUS ERECHIM
Palavras-chave: Gênero, Escola, Comportamento, Meninas, Meninos

Referências

FURLANI, Jimena. Sexo, sexualidades e gêneros – monstruosidades no currículo da educação infantil.

LOURO, Guacira L. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Editora Vozes, 1997.

RAGO, Margareth. Descobrindo historicamente o gênero. Cadernos Pagu, 1998, p. 89-94.

SAFFIOTI, Heleieth I. B. Primórdios do conceito de gênero. Cadernos Pagu, 1999, p. 157-163.

SAYÃO, Yara; BOCK, Silvio Duarte. Sexo X Gênero. Ed. Equipe EducaRede. Dezembro/2010.

SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre, vol. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez, 1995.

SOUZA, Fabiana Cristina de. Diferenças de gênero na escola: interiorização do masculino e do feminino.

THOMPSOM, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995. [Trad.: Grupo de Estudos sobre Ideologia, Comunicação e Representações Sociais da Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da PUC/RS]

Publicado
09-10-2013
Seção
Campus Erechim - Iniciação Científica UFFS