Escola vem ao PET: Aprendendo física a partir de experimentos simples

  • Leticia Barbieri Martins Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Suélen Melissa Philippsen
  • Rosemar Ayres dos Santos
Palavras-chave: Fenômenos da natureza; Formação de professores; Experimentação; Ensino de Física; PETCiências.

Resumo

Este trabalho é referente a uma prática educativa desenvolvida pelo PETCiências, na
Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, uma ação que envolve o eixo de
ensino. Esta foi realizada no contexto em que escolas da Educação Básica da região vieram à
instituição para prestigiar experimentos de Ciências (Física, Química e Biologia). Diversas
escolas trouxeram suas turmas do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e Ensino
Médio. Neste âmbito, a experiência aqui relatada foi desenvolvida por licenciandas em Física,
com estudantes do sexto ano, para a qual utilizamos balões e pedacinhos de papel coloridos.
Dessa forma, sucedeu-se a disponibilização de um balão para cada criança para que pudessem
realizar o experimento. Inicialmente, apresentamos o que é a Física e o que estuda, trouxemos
exemplos como arco-íris, raio, estrelas (fenômenos que podem ser identificados a olho nu e
que, frequentemente, chamam a atenção). Posteriormente, destinamos um balão para cada
uma e pedimos a elas para que grudassem os pedaços de papéis no balão. Após a tentativa das
crianças sem sucesso, nós, professoras em formação inicial, sugerimos o atrito do balão em
seus cabelos. Foi possível identificar a surpresa das crianças diante do fenômeno ocorrido,
quando aproximávamos o balão dos papeizinhos, eles grudam na superfície do balão.
Explicamos que este feito se dá a partir da energia estática que consiste em uma forma de
eletricidade que acontece devido a uma abundância de cargas elétricas, positivas ou negativas
nas dimensões de um corpo, provocando uma desproporção de cargas. Antes de esfregar o
balão no cabelo, ele estava com a mesma quantidade de prótons e elétrons, ou seja, ele estava
neutro, quando as crianças fizeram uma fricção no balão ele ficou carregado eletricamente,
sendo capaz de atrair as cargas elétricas opostas do papel. É importante destacar que esta
atividade foi realizada com crianças em um período, assim, não foi possível aprofundar o
conhecimento científico, somente explicar que o fenômeno era um tipo de eletricidade,
similar ao que podem ser encontrada nas tomadas da rede elétrica de casa, no entanto, com
potencial muito menor, do mesmo modo, orientamos o cuidado que devemos ter com ela. À
vista disso, essa demonstração serviu para proporcionar o processo de investigação e da
observação, levando a perceber por que alguns materiais em determinadas condições
apresentam fenômenos elétricos.

Publicado
23-11-2022