O ensino de ciências e a perspectiva do pensamento crítico em pesquisas do contexto latino-americano

  • Letiane Lopes da Cruz UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Roque Ismael da Costa Güllich UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Palavras-chave: reflexão, formação, agir crítico

Resumo

Na atualidade, em virtude as diversas transformações tecnológicas, sociais e políticas, cada vez mais, se tornam necessário a formação de sujeitos alfabetizados cientificamente, que estejam aptos para resolver problemas e tomar decisões pautadas principalmente nos conhecimentos científicos, para tanto, um ensino que fomente as capacidades do Pensamento Crítico (PC) se torna fundamental. O PC vem sendo considerado principalmente como a capacidade do sujeito refletir criticamente sobre seus posicionamentos e ações, possibilitando, assim, o desenvolvimento de sua autonomia, criando oportunidade para que esse sujeito seja capaz de tomar decisões a respeito de problemas que o afrontam, a nível pessoal e social. Para tanto, o presente estudo visa compreender e apresentar um panorama sobre conceitos, referenciais e estratégias de ensino que pesquisadores latino-americanos têm utilizado para discutir o PC no ensino de Ciências. Dessa forma, realizamos um estudo do tipo revisão bibliográfica sistemática seguindo pressupostos metodológicos de um estado da arte, desenvolvido a partir de trabalhos acadêmicos disponíveis em quatro setores de publicação sendo eles: catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), artigos do portal de Periódicos da CAPES e advindos de busca ativa no Google Acadêmico e nos anais do Seminário Internacional do Pensamento Crítico. Por meio desta busca foram encontradas 80 pesquisas, sendo elas referente a revisões existentes (10), pesquisas de nível strictu sensu: teses e dissertações (10), artigos científicos publicado em periódicos (25) e trabalhos acadêmicos do Seminário Internacional do Pensamento Crítico (35), os quais foram analisadas por meio dos pressupostos da análise de conteúdo, em que buscamos identificar os conceitos, referenciais e estratégias de ensino que instigam e dialogam acerca do desenvolvimento do PC. Os resultados apontam que as pesquisas latino-americanas tem forte influência do PC sobre o viés de um pensamento racional e reflexivo, focado no agir crítico (53:70), remetida à perspectiva de PC de Ennis (1985) e dos portugueses Tenreiro-Vieira e Vieira (2013), isso advém principalmente da forte utilização desses referenciais teóricos nas pesquisas latino-americanas, uma vez que, das 161 diferentes citações encontradas a respeito do PC, destacaram-se os portugueses Tenreiro-Vieira e Vieira (121 citações) e o americano Ennis (45), sendo os principais referenciais teóricos utilizados pelas pesquisas. Já em relação as estratégias de ensino podemos identificar 39 estratégias que foram discutidas/desenvolvidas pelas pesquisas para promover as esperadas capacidades do PC no ensino de Ciências, entre elas destacam-se principalmente as Sequências/Unidades Didáticas (12), Experimentação (8) e Argumentação (5), as quais foram exploradas em contexto escolar e também de formação de professores em Ciências. Portanto, por meio desta revisão foi possível perceber que o conceito de PC no ensino de Ciências no contexto latino-americano ainda está formação, e para tanto, destacamos a necessidade de maiores discussões e estudos acerca da temática devido a sua importância na formação dos sujeitos, uma vez que, esse pensamento possibilita a formação de sujeitos críticos e alfabetizados cientificamente em sociedade.

Publicado
18-11-2022