O movimento da enunciação introduzida na propaganda "Não ao consumo de álcool ao dirigir"

  • Sândi Leite Caitano UFFS- Cerro Largo
  • Sando Jardel Martins
  • Ana Beatriz Ferreira Dias
Palavras-chave: Objeto de análise; linguagem; contexto; enunciação; teórico-metodológicas.

Resumo

O presente trabalho refere-se à análise de uma imagem que simboliza a campanha em prol do “não consumo de álcool ao dirigir”, promovida pelo Detran de Goiás. Trata-se de um texto atual, criado em 2022. Através da imagem percebemos um carro em chamas, com diversas avarias que indicam um possível acidente ocorrido pouco antes da fotografia ser tirada. A metodologia de desenvolvimento desta pesquisa, foi criado a partir das orientações teórico-metodológicas traçadas no círculo de Bakhtin e o material “A construção da enunciação e outros ensaios” Volochinov (2013), procurando estabelecer a relação do discurso verbal e não verbal e o movimento de enunciações introduzida no objeto de análise. Com base nestes teóricos, percebemos que contem textos verbais em forma de frases com duplo sentido, tornando- se tornando frases marcantes. A fumaça que levanta do carro em chamas, se mistura ao cinza que compõem o fundo da imagem, dando destaque às letras em tom escuro, as quais estão sobre um destaque amarelo, em parte, na frase “mas pode encurtar a vida”. Nas duas frases citadas, vemos uma linguagem que indica fatos e consequências, já na terceira, temos verbos no imperativo, tratando de concluir a ideia apresentada e impor uma ideologia ao leitor, isso está presente em “no trânsito, dê sentido à vida”. Mais uma vez se utiliza uma metáfora, pois nas estradas temos dois sentidos, ir e vir. Quando lemos “dê sentido à vida”, associamos a dar um significado, ou importância, logo, a campanha ressalta o fato de dar importância à vida, mais do que ao álcool, nesse caso. Todas as informações tratam de contextualizar a imagem impactante do carro todo avariado e em chamas, que passa a fazer ainda mais sentido, após a leitura do texto verbal utilizado. A campanha se vale de vários artifícios para convencer o leitor, usa metáforas, duplo sentido, isso misturado à informações e consequências sérias, pois trata-se de vida e morte.

Publicado
18-11-2022