Análise de livros didáticos: um olhar para os obstáculos epistemológicos

  • Naiára Berwaldt Wust UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Fabiane de Andrade Leite
Palavras-chave: Ensino de Química, Epistemologia, Formação Inicial

Resumo

Apresenta-se um relato de experiência realizado durante o estágio de docência em uma turma do 1º semestre do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo. As atividades foram desenvolvidas no componente curricular de Prática de Ensino: Epistemologia e o Ensino de Ciências no decorrer do primeiro semestre de 2022. Destaca-se que o estágio de docência faz parte das atividades obrigatórias a serem realizadas por bolsistas do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências (PPGEC), sendo que a mestranda participou de dezoito encontros e realizou intervenções em quatro, dos quais decorrem as reflexões aqui apresentadas. A intervenção foi realizada a partir da solicitação aos acadêmicos de que trouxessem livros didáticos (LD) e buscassem identificar os obstáculos epistemológicos presentes fazendo reflexões acerca do que encontraram em seus diários de bordo. Assim, o objetivo da atividade foi proporcionar aos futuros professores o contato com materiais didáticos e analisar os obstáculos presentes. O processo de análise foi realizado em sala de aula e teve o acompanhamento da mestranda e da professora formadora. Observou-se que os acadêmicos sentiram-se motivados na realização da atividade, tendo em vista que buscaram realizar a análise de forma individual e sempre buscando a ajuda das professoras orientadoras do trabalho.  Por meio do processo de estudo os futuros professores identificaram os obstáculos Verbal (15:33) o qual foi o mais identificado pelos licenciandos, seguido do obstáculo Realista (11:33), do Animista (06:33) e o Substancialista (01:33). A epistemologia bachelardiana oportuniza a identificação e compreensão de alguns problemas relacionados ao ensino e aprendizagem, e, também, serve para nos alertar sobre a importância de resgatarmos e fazermos o uso da criticidade científica nos momentos de escolha dos livros que serão utilizados nas escolas. Com a realização da atividade percebe-se o quanto os alunos ficaram motivados durante a análise, a partir dela conseguiram perceber muitos erros, que nem imaginavam e que vivenciaram durante o ensino médio. Enfatiza-se a importância de realizar estratégias que contemplem a participação ativa dos licenciandos, pois precisam aprender a buscar saber mais e, também, trazer para a sala de aula recursos, materiais didáticos e estratégias de ensino, buscando a interação dos alunos, instigando o pensamento crítico na tentativa de romper com os obstáculos epistemológicos. E que consigam ter uma visão diferente na escolha do LD, visto que é um material muito utilizado pelos professores. 

Publicado
18-11-2022