Monitoria em estatística básica, experimentação agrícola e trabalho de conclusão de curso

  • Tatiane Chassot Universidade Federal da Fronteira Sul
  • José Carlos Júnior da Cruz de Camargo
  • Ana Carolina Werle
  • Mábia de Araújo Lima
  • Rafaella da Silva de Melo
  • Julia Follmann de Lima
  • Letícia Welter
  • Paula Renata Henicka da Silva
  • Aline Maciel Blanke
  • Luana Alessandra da Silva
  • Márcia Eduarda Medeiros Blanke
  • Rafaela Roberta Morelato
  • Denize Ivete Reis
  • Iara Denise Endruweit Battisti
Palavras-chave: Acompanhamento, Aprendizagem Mútua, Dúvidas

Resumo

A disciplina de Estatística Básica faz parte da grade curricular de praticamente todos os cursos da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo e tem sempre um alto número de alunos matriculados, o que acarreta em uma grande demanda por parte do professor, seja em sala de aula ou atendimento extra-classe. A monitoria para essa disciplina, que está ocorrendo desde o ano de 2015, tem auxiliado o professor nas atividades de sala de aula, principalmente, nas aulas de uso de software estatístico, e no atendimento extra-classe dos alunos. Ao longo desses anos, foi observado que os alunos que, além de toda dedicação em sala de aula, buscam auxílio dos monitores na resolução de dúvidas, tem obtido aprovação na disciplina. Por vezes, essa procura pela monitoria foi pouca ou concentrada em períodos que antecedem uma avaliação. A disciplina de Experimentação Agrícola é específica do curso de Agronomia e nela, são necessários todos os conhecimentos prévios de Estatística Básica. Além disso, é uma disciplina de cálculos complexos e extensos, o que faz com que a monitoria seja muito procurada no auxílio da resolução das diferentes situações de experimentos agrícolas que são apresentados. Da mesma forma, o atendimento desse projeto de monitoria está destinado aos alunos que estão realizando seu trabalho de conclusão do curso em Agronomia e estão executando experimentos agrícolas. A realização de experimentos agrícolas começa com o planejamento e, nessa fase, a professora da disciplina é bastante procurada para troca de ideias e confirmação dos métodos experimentais a serem utilizados. Já nessa fase, os monitores têm auxiliado a professora. Posteriormente, com a análise dos resultados obtidos nos experimentos, os monitores têm sido procurados para ajuda com softwares estatísticos e interpretação das análises obtidas. Normalmente, ao longo desses anos, teve-se, em torno de 4 monitores por semestre, oriundos de diferentes cursos da universidade, que fazem o atendimento de forma presencial e remota por meio de plataforma webex e whatsapp, com horários pré-definidos e outros combinados com os alunos quando esses não podem comparecer nos horários pré-determinados. Os alunos monitores são alunos selecionados por edital específico que leva em consideração o desempenho no curso. Durante o período que os alunos são monitores, já se percebe um destaque e evolução desses na postura como futuro docente. Além disso, são alunos que se destacam no final de curso, por terem facilidade de apresentação e comunicação. Nesse sentido, a monitoria, além de auxiliar nas disciplinas e os estudantes terem mais uma opção de auxílio na aquisição do conhecimento, desperta nos monitores a vocação docente e auxilia no desenvolvimento deles. 

Publicado
18-11-2022