Pensamento crítico no Ensino de Ciências: um olhar para as principais metodologias de ensino Colombianas
Resumo
Desenvolver o Pensamento Crítico (PC) é fundamental para que os cidadãos possam pensar de uma forma racional e reflexiva, focado naquilo que se deve acreditar e fazer, além de terem uma posição crítica, vigilante, indagadora o mundo. Nesse sentido, quando voltamos o olhar para o Ensino de Ciências, percebemos que é importante levarmos para a sala de aula metodologias diferenciadas que fogem do tradicional e que permitam que os estudantes desenvolvam o seu PC. Nesta pesquisa objetivamos investigar as principais Metodologias de Ensino (ME) utilizadas no contexto colombiano, pois voltamos o olhar para América Latina. A presente pesquisa baseia-se em um processo de pesquisa qualitativa em educação, de caráter documental, no qual selecionamos para análise artigos de referência em ensino de Ciências da Colômbia. Para o aprofundamento teórico, a análise e o comparativo, foi utilizada a análise de conteúdo em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento e interpretação dos resultados. Na primeira etapa foi realizada uma busca em três revistas colombianas, sendo elas i) Bio-Grafías: escritos sobre la Biología e su Enseñanza, ii) Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias e iii) Tecné, Episteme y Didaxis (TED) tendo como palavra-chave “pensamento crítico”. Em seguida, selecionamos textos sobre ME utilizadas amplamente para ensinar Ciências no contexto da América Latina nos níveis de ensino primário e secundário (equivalente a Educação Básica no Brasil) e superior (formação de professores de Ciências). Por fim, na última etapa selecionamos trechos/excertos dos trabalhos analisados para assinalar a presença ou ausência de 50 elementos constituintes do PC em Ciências nas estratégias, analisadas com base em quatro critérios, sendo eles: 1. Conteúdo, 2. Capacidades de Pensamento, 3. Atitudes e Valores e 4. Normas e critérios. Tendo em vista que a pesquisa está no processo inicial, como resultados preliminares, identificamos cinco principais metodologias trabalhadas na Colômbia, sendo elas: Ensino por Investigação (ii); Ensino pela Pesquisa (iii); Experimentação Investigativa (ii); Pedagogia de Projetos (i); Resolução de Problemas (iii). Este trabalho fará parte de uma análise detalhada que compreenderá diferentes países latino-americanos. Salientamos que para desenvolver o PC são necessárias ME de Ciências que promovam este pensamento e que esta é uma forma de tornarmos possível a alfabetização científica dos sujeitos e a formação cidadã.
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