Tutoria em desenho Técnico auxiliado por computador com utilização do Software Autocad

  • Felipe Junior Heckler UFFS-Cerro Largo
  • Lucas Kieling Adams UFFS - Cerro Largo
  • Patricia Marasca Fucks UFFS - Cerro Largo
Palavras-chave: Desenho digital;, ensino-aprendizagem;, ensino universitário;, educação gráfica;, ferramentas computacionais.

Resumo

A tutoria em “Desenho técnico auxiliado por computador com utilização do software AutoCAD”, objetiva desenvolver ações formativo-educativas que apoiem o aprendizado e as atividades do ensino em desenho, mediante uso de ferramentas computacionais do software gráfico (AutoCAD - Autodesk). O projeto atende aos Cursos de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária (EAS) e Agronomia (AGR) da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS, vinculando-se ao Componente Curricular (CCR) GCS522 – “Desenho técnico auxiliado por computador” (Optativo, 4 créditos). Durante a vigência do projeto atendeu-se quatro turmas, nos semestres 2021-2 (9ªfase EAS - 09 alunos), 2022-1 (9ªfase EAS - 07 alunos e 3ªfase AGR – 15 alunos) e 2022-2 (6ªfase EAS – 23 alunos). A colaboração dos tutores revelou-se fundamental pelo caráter eminentemente prático desse CCR, desenvolvido no Laboratório de Informática, Sala 307 Bloco A. As ações dos dois tutores voluntários relacionam-se às atividades: 1) atendimento às dúvidas dos alunos, durante as aulas e/ou extraclasse; 2) elaboração de tutorial para instalação do AutoCAD-2023 nos computadores pessoais (versão educacional, em inglês); 3) colaboração na produção de material didático-pedagógico para aulas (e-book em andamento). Em consequência da pandemia do Coronavírus, realizou-se atendimento remoto em 2021-2, fazendo-se a comunicação e interação, principalmente, via plataformas digitais (mensagens do WhatsApp, vídeos gravados, reunião via Webex). Dadas as facilidades e a agilidade que proporcionaram, utilizaram-se esses recursos nos semestres subsequentes, somando-se ao atendimento às dúvidas presencial, disponibilizado pela tutoria em 2022-1 e 2022-2. Constatou-se que as principais dúvidas dirigiram-se ao uso de comandos, à configuração das ferramentas do programa e à instalação da versão educacional do programa nos computadores pessoais, o que demandou a elaboração de tutorial. Percebeu-se que dificuldades à compreensão emergiram quando o aluno não entendia os passos ou a sequência exigida pelo computador, por não atentar ao solicitado na linha de comandos. Muitos questionamentos procediam de alunos que se ausentaram de encontros(s) anterior(es) e, assim, não acompanhavam o ritmo da aula. Apesar de serem diferenciadas as temáticas dos projetos executados pelas turmas ofertadas na EAS e na AGR, consideraram-se critérios idênticos na avaliação de cada categoria de itens solicitados aos alunos desenhar e na aplicação das normas ABNT-NBR. Como resultado, constatou-se um bom desempenho das turmas: do total dos 31 matriculados em 2021-2 e 2022-1, alcançaram a aprovação 22 alunos (70,97% do total). Entre os aprovados, obtiveram média final entre 9,1 e 10,0 (9 alunos ou 40,91% deles); entre 8,1 e 9,0 (9 alunos ou 40,91% deles); entre 7,1 e 8,0 (2 alunos ou 9,09¨%) e entre 6,0 e 7,0 (2 alunos ou 9,09¨%). Tais constatações reforçam a importância da prática dos exercícios dirigidos e das tarefas propostas, da participação efetiva dos alunos nas aulas e, também, nos horários de atendimento extraclasse disponibilizados pela professora, além de solicitarem auxílio do tutor (durante a aula ou extraclasse) para que as dúvidas sejam dirimidas ao longo do processo de ensino-aprendizagem. A tutoria é essencial, colaborando à renovação das práticas de ensino, ao reforço do aprendizado e ao ajuste da educação gráfica à utilização de ferramentas do desenho digital.

Publicado
18-11-2022