Relações da Divulgação Científica e Educação Ambiental: Importância da Mediação do Professor

  • Luzilene Rito dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Judite Scherer Wenzel
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Divulgação Científica; Educação Ambiental

Resumo

O presente estudo traz como temática em questão a Educação Ambiental (EA) contemplada em pesquisas que versam sobre a Divulgação Científica (DC). Tal escolha se justifica devido às possíveis conexões entre a Divulgação Científica e a Educação Ambiental pela via do movimento da Alfabetização Científica. Assim, objetivou-se identificar como a Educação Ambiental tem sido abordada em pesquisas da área do Ensino de Ciências da Natureza direcionadas com o foco da Divulgação Científica. O estudo foi baseado em uma análise qualitativa documental tendo como campo empírico a Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciência. Para a busca dos artigos, utilizamos o descritor Divulgação Científica, e posteriormente empregamos no campo de filtros avançados o recorte temporal, de janeiro de 2011 ao agosto de 2021 (totalizando 10 anos). Foram encontrados um total de 27 artigos, dos quais realizamos um mapeamento indicando, níveis de ensino, principais temáticas de pesquisa, instrumentos de Divulgação Científica utilizados e, por fim, buscou - se indícios da relação com a Educação Ambiental. Os níveis de ensino foram assim classificados Educação Infantil (1:27), Ensino Fundamental (3:27), Ensino Básico (3:27), Ensino Médio (3:27), Ensino Superior (8:27) e outros (11:27) que não contemplaram nenhum dos níveis de ensino, sendo eles voltados ao público em geral. No que se refere aos instrumentos de Divulgação Científica os artigos contemplaram Textos de Divulgação Científica em revistas, livros, palestras, Museu de Ciências, parque, TV, teatro e folders, houve artigos que contemplaram mais de um instrumento, e cinco artigos não apresentaram instrumentos de Divulgação Científica. O estudo mostrou que há relações entre a Divulgação Científica e a Educação Ambiental, no entanto, na maioria das vezes tal relação não está descrita de forma direta, com isso, indicamos que carece que o professor(a) faça a mediação para tal foco ao buscar o uso de instrumentos de Divulgação Científica em sala de aula. Ressaltamos que a Divulgação Científica exerce um papel com relevância na disseminação de ideias que conversem com o Ensino ligado à Ciência numa perspectiva de Alfabetização uma vez que o direcionamento é para um público em geral para além da sala de aula e assim, aspectos da Educação Ambiental podem ser dialogados em sala de aula pela via da condução do professor aliado com o uso de diferentes instrumentos de Divulgação Científica, os quais, para serem utilizados em sala de aula precisam ser analisados e estudados pelo professor.

Publicado
18-11-2022