A prática da leitura interativa de Textos de Divulgação Científica: Um grupo de Estudos na Formação de Professores

  • Márcia Santos da Silva UFFS
  • Luzilene Rito dos Santos
  • Ana Paula Berwanger Lenz
  • Judite Scherer Wenzel
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Estratégias de Leitura, Linguagem Científica

Resumo

Este resumo apresenta um Grupo de Estudos de Leitura Interativa de Textos de Divulgação
Científica (TDC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS.
O grupo, desde o ano de 2016, realiza encontros mensais de estudos e de leitura de capítulos
de livros de TDC. Os participantes são licenciandos dos Cursos da área de Ciências da
Natureza, mestrandos, professores da Educação Básica e professores Formadores da UFFS.
Os objetivos consistem em estimular a prática da leitura na formação de professores e no
Ensino de Ciências, apresentar a linguagem da Ciência de forma contextualizada. Na
perspectiva histórico-cultural compreende-se que para aprender Ciências é necessário uma
apropriação e significação da sua linguagem, daí a importância de fazer uso dos termos da
Ciência pela via da leitura interativa. Os Textos de Divulgação Científica apresentam uma
linguagem que contempla a cientificidade, a laicidade e a didaticidade, na cientificidade
temos os termos do discurso científico, na laicidade elementos do discurso cotidiano com
exemplos do dia-a-dia e, na didaticidade aspectos próprios do ensino. Nos encontros do grupo
é apresentado um texto que é ou um livro ou um capítulo de um livro. Os participantes
realizam a leitura prévia do texto (disponibilizado de forma física ou online na biblioteca
digital do grupo) e no dia do encontro socializam as leituras. Nos dois últimos anos foram
estudados os seguintes livros: A colher que desaparece: e outras histórias reais de loucura,
amor e morte a partir dos elementos químicos de autoria de Sam Kean; Uma Breve História
da ciência do autor William Bynum; O Sol Morto de Rir do autor Sérgio Régulos; Líquido: as
substâncias encantadoras e perigosas que fluem através de nossas vidas de autoria de Mark
Miodownik. Nos encontros de socialização foram utilizadas diferentes estratégias de interação
com o texto, quais sejam: a) estratégias de sínteses: elaboração de infográficos, escrita de
destaques do texto, escolha de imagens, nuvem de palavras; b) estratégias de uso do texto para
o ensino de Ciências: elaboração de práticas de ensino com uso da leitura do texto,
mapeamento do texto, seleção de excertos do texto e sua relação com os conteúdos escolares;
seleção de recortes do texto com curiosidades e fatos históricos da Ciência. No contexto do
grupo esses dois movimentos de estratégia para qualificar a interação do leitor com o texto
têm oportunizado aos participantes dialogar, apresentar a sua opinião, identificar aspectos
curiosos e polêmicos que estão no texto e trazê-los para o seu contexto, seja de ensino ou de
formação. E também, diferentes práticas de ensino com uso do Texto de Divulgação
Científica têm sido utilizadas pelos integrantes seja em nível superior de Ensino, seja na
Educação Básica pela via dos Estágios Curriculares Supervisionados. Com isso, reiteramos
que a participação no grupo tem contribuído para a formação de professores que
compreendem a importância da leitura pela via de diferentes estratégias contemplando a
Ciência com uso de uma linguagem mais contextualizada e assim, em seus Planos de Ensino
aproximam a Ciência com o cotidiano dos estudantes.

Publicado
18-11-2022