SAÚDE MENTAL E AS MÚLTIPLAS ABORDAGENS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NO NORTE GAÚCHO
Resumo
Estudantes de medicina constituem um grupo muito suscetível ao desenvolvimento de Transtornos Mentais Comuns (TMC). A alta incidência de transtornos físicos e mentais presentes no contexto universitário, principalmente apresentado pelos acadêmicos de medicina, é significativa tanto pelo aspecto da saúde pública quanto educativo. Esse contexto motivou a criação do projeto Ações de Cuidado Psicossociais para Estudantes de Medicina (ACPEM) no campus de Passo Fundo - RS, com o objetivo de promover saúde mental e bem-estar aos estudantes de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. O projeto buscou por meio de atividades realizadas de forma online e presencial, gerar uma rede de apoio para os estudantes e promover práticas de cuidados na saúde mental. Foram realizadas rodas de conversas, palestras e oficinas, com Práticas Integrativas Complementares – meditação, yoga, arteterapia, reiki e auriculoterapia. No início dos semestres foram aplicados questionários para os estudantes, sendo feito levantamento dos temas de interesse, dias e horários de disponíveis para ocorrer uma maior adesão nas atividades. As temáticas abordadas nas atividades foram: elaboração do trabalho de conclusão de curso; organização dos estudos; empatia; assistência e permanência estudantil; efeitos do racismo e sexismo na saúde mental e na universidade; cyberbullying; ansiedade; sobrecarga; uso e abuso de drogas; adaptação longe da família e/ou região de origem; presença indígena no curso de medicina; psicoterapia e dificuldades familiares. Assim, por meio da oferta de um espaço terapêutico que objetivava a troca de experiências em rodas de conversas, web palestras, oficinas participaram aproximadamente 150 estudantes nos anos de 2021 e 2022. A partir dos relatos destes estudantes, percebe-se a importância da manutenção da promoção e prevenção em saúde mental. A escuta, acolhida e participação ativa dos alunos envolvidos, elucidaram a relevância da manutenção desses espaços de cuidado dentro da sua formação profissional e do impacto dessas ações para promoção da saúde mental além dos espaços da universidade. Além disso, a parceria das ações integradas, com outros projetos de extensão, ligas, núcleos acadêmicos e outras universidades, permitiu fomentar uma discussão permanente sobre a importância de investimentos constantes em políticas estudantis e de saúde mental integrada em rede. Os encontros coletivos, proporcionaram a troca de experiências entre os estudantes, o que auxiliou na busca de soluções para as demandas apresentadas. Portanto, sabe-se da importância da atenção com a saúde mental e o bem-estar destes estudantes, que exercerão o cuidado da população. O projeto buscou promover esse cuidado com estudantes do campus, integrando também estudantes de outras instituições regionais, através das oficinas, palestras e rodas de conversa, atividades extracurriculares, que proporcionaram momentos de promoção à saúde mental e prevenção frente aos TMC, ações fundamentais para futuros profissionais de saúde.
Copyright (c) 2022 Gabrielle Ribeiro Inda, Francisca Soares Gama Mayara Soares Gama, Elem Alves de Oliveira, Karima Muhammad Yusuf, Priscila Pavan Detoni
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.