SAÚDE MENTAL E AS MÚLTIPLAS ABORDAGENS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NO NORTE GAÚCHO

  • Gabrielle Ribeiro Inda UFFS
  • Francisca Soares Gama Mayara Soares Gama
  • Elem Alves de Oliveira
  • Karima Muhammad Yusuf
  • Priscila Pavan Detoni
Palavras-chave: Saúde Mental; Medicina; Práticas Integrativas Complementares; rodas de conversa.

Resumo

Estudantes de medicina constituem um grupo muito suscetível ao desenvolvimento de Transtornos Mentais Comuns (TMC). A alta incidência de transtornos físicos e mentais presentes no contexto universitário, principalmente apresentado pelos acadêmicos de medicina, é significativa tanto pelo aspecto da saúde pública quanto educativo. Esse contexto motivou a criação do projeto Ações de Cuidado Psicossociais para Estudantes de Medicina (ACPEM) no campus de Passo Fundo - RS, com o objetivo de promover saúde mental e bem-estar aos estudantes de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. O projeto buscou por meio de atividades realizadas de forma online e presencial, gerar uma rede de apoio para os estudantes e promover práticas de cuidados na saúde mental. Foram realizadas rodas de conversas, palestras e oficinas, com Práticas Integrativas Complementares – meditação, yoga, arteterapia, reiki e auriculoterapia.  No início dos semestres foram aplicados questionários para os estudantes, sendo feito levantamento dos temas de interesse, dias e horários de disponíveis para ocorrer uma maior adesão nas atividades. As temáticas abordadas nas atividades foram: elaboração do trabalho de conclusão de curso; organização dos estudos; empatia; assistência e permanência estudantil; efeitos do racismo e sexismo na saúde mental e na universidade; cyberbullying; ansiedade; sobrecarga; uso e abuso de drogas; adaptação longe da família e/ou região de origem; presença indígena no curso de medicina; psicoterapia e dificuldades familiares. Assim, por meio da oferta de um espaço terapêutico que objetivava a troca de experiências em rodas de conversas, web palestras, oficinas participaram aproximadamente 150 estudantes nos anos de 2021 e 2022. A partir dos relatos destes estudantes, percebe-se a importância da manutenção da promoção e prevenção em saúde mental. A escuta, acolhida e participação ativa dos alunos envolvidos, elucidaram a relevância da manutenção desses espaços de cuidado dentro da sua formação profissional e do impacto dessas ações para promoção da saúde mental além dos espaços da universidade. Além disso, a parceria das ações integradas, com outros projetos de extensão, ligas, núcleos acadêmicos e outras universidades, permitiu fomentar uma discussão permanente sobre a importância de investimentos constantes em políticas estudantis e de saúde mental integrada em rede. Os encontros coletivos, proporcionaram a troca de experiências entre os estudantes, o que auxiliou na busca de soluções para as demandas apresentadas. Portanto, sabe-se da importância da atenção com a saúde mental e o bem-estar destes estudantes, que exercerão o cuidado da população. O projeto buscou promover esse cuidado com estudantes do campus, integrando também estudantes de outras instituições regionais, através das oficinas, palestras e rodas de conversa, atividades extracurriculares, que proporcionaram momentos de promoção à saúde mental e prevenção frente aos TMC, ações fundamentais para futuros profissionais de saúde.

Publicado
21-11-2022