PRODUÇÃO DE ATIVIDADES A PARTIR DA TEMÁTICA DA VACINAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA PARA DISSEMINAÇÃO E FIXAÇÃO DE APRENDIZADOS
Resumo
Surgiu o interesse no segundo semestre de 2022 de trabalhar o assunto da vacinação de maneira que fosse expandido além dos muros das escolas. Pois a maneira unidirecional que é lecionada uma aula tradicional, gera o desinteresse dos alunos e consequentemente um baixo rendimento. Ao mesmo tempo, têm sido atribuídas aos jogos as mais diferentes características educacionais, entre elas, a de serem estratégias motivadoras a serem usadas no ensino de conteúdos. Portanto, foi pensada a construção de jogo didático com o objetivo de instruir e fixar conteúdos acerca da vacinação de modo a manter o interesse dos estudantes pelo assunto. Primeiro passo na construção do projeto de jogo foi montar folder com as informações que a equipe julgou mais importantes a serem abordadas com os estudantes das escolas municipais de Passo Fundo. Sendo estas: “O que são vacinas? Substância que, ao estimular as defesas naturais do corpo, preparam o organismo para combater a doença de maneira mais rápida e eficaz”; “Como as vacinas funcionam? As vacinas ajudam o sistema de defesa da pessoa a combater infecções de maneira mais eficiente, provocando uma resposta imunológica do corpo a doenças específicas”; “As vacinas são seguras? Sim! Muito seguras! Todas as vacinas passam por rigorosos testes de segurança, incluindo estudos clínicos, antes de ser aprovadas para o público”; “Devo tomar vacina para doenças que não estão presentes na minha comunidade? Sim! O mundo está cada vez mais interconectado e essas doenças podem se espalhar para áreas onde ainda não estão presentes”; “Posso atrasar o cronograma de vacinas? Não! Sempre que você atrasa uma vacina, aumenta a vulnerabilidade a doenças”; “Uma vacina pode me deixar doente? As vacinas são muito seguras. Qualquer mal-estar ou desconforto após a vacinação é menor e temporário e pode ser controlado tomando medicação analgésica após a vacinação”. O folder foi elaborado utilizando o Canva, uma ferramenta gratuita de design gráfico. O segundo passo foi a elaboração do quiz. As perguntas foram extraídas a partir das informações contidas no material informativo de modo a oferecer respostas como “verdadeiro”, “falso” ou “não sei”. A construção do jogo foi realizada no EducaPlay, uma plataforma gratuita para construção de jogos didáticos. Depois de pronto, foi gerado QRCode para ser adicionado ao folder. O material foi disponibilizado para a Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo para que possam fazer o compartilhamento do material para as escolas de ensino fundamental do município. Espera-se que, a partir da posse desse material, os estudantes se envolvam a aprender mais sobre a vacinação e que dúvidas sejam esclarecidas durante execução do jogo, melhorando resultados de busca pelas vacinas.
Copyright (c) 2022 Francisca Mayara Soares Gama, Regina Inês Kunz, Renata dos Santos Rabello
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.