DISLIPIDEMIA EM PROFESSORES

UM ESTUDO DE PREVALÊNCIA NAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL DE ENSINO

  • Rilary Silva Sousa UFFS
  • Francisca Mayara Soares Gama UFFS
  • Karima Muhammad Yusuf
  • Tais Felipe da Silva
  • Ivana Loraine Lindemann
  • Gustavo Olszanski Acrani
Palavras-chave: dislipidemia; hipertensão; diabetes; professores.

Resumo

A dislipidemia caracteriza-se pela elevação dos níveis lipídicos no sangue, especificamente das
taxas de triglicerídeos e colesterol. Tal distúrbio pode ser causado por condições genéticas e,
além disso, por motivos externos, como alimentação não balanceada e sedentarismo - fatores
estes ligados diretamente ao estilo de vida da população. Sendo assim, esse estudo teve como
objetivo estimar a prevalência de dislipidemia em professores e verificar sua distribuição
conforme variáveis sociodemográficas e laborais. Trata-se de um estudo transversal realizado
com professores da rede municipal e estadual de ensino de Passo Fundo, RS, com coleta de
dados on-line, por meio de um questionário autoaplicável, divulgado pelos diretores das escolas,
por e-mails e redes sociais, de 23/08/2019 a 13/02/2020. O questionário continha questões a
respeito de características sociodemográficas, de vida, saúde e laborais. A variável de desfecho
analisada foi dislipidemia, aferida através das perguntas: “Alguma vez algum médico lhe disse
que você tem triglicerídeos/colesterol alto?” sendo categorizado como portador de dislipidemia
aqueles que responderam “sim” a pelo menos uma delas. Como variáveis independentes foram
analisadas sexo, idade, raça, atividade física, tabagismo, sobrepeso (IMC), hipertensão (HAS)
e diabetes (DM). A análise estatística compreendeu a descrição das frequências absolutas e
relativas das variáveis independentes por meio do software free PSPP, cálculo da prevalência
do desfecho com intervalo de confiança de 95% (IC95), bem como a verificação da sua
distribuição de acordo com as preditoras (teste de Qui-quadrado; erro alfa de 5%). Foram
incluídos na amostra 225 professores, predominando sexo feminino (91,1%), com idade entre
31-51 anos (64,4%), autodeclarados brancos (89,3%), que referem consumo de álcool
esporadicamente (71,1%), sem hábitos tabagistas (86,7%), com sobrepeso (64,9%), sem
histórico de diabetes (90,7%) nem hipertensão (72,4%) e que referem praticar exercícios físicos
eventualmente (44,5%). Observou-se que a prevalência de casos de dislipidemia foi de 38,6%
(IC95 32-45), com maior prevalência em profissionais da educação com idade ≥51 anos (50%;
p= 0,040), com sobrepeso (44,5%; p=0,01), diabéticos (83,3%; p= 0,001) e hipertensos (55,2%;
p=0,009). Nota-se que a prevalência de dislipidemia entre os profissionais da educação é menor
quando comparada com a população geral (64,5%). Em paralelo à literatura, percebe-se
similaridade dos resultados encontrados, pois os fatores de idade avançada, sobrepeso, presença de diabetes e hipertensão são corriqueiramente associados à dislipidemia. A afirmação pode ser embasada por fatores fisiopatológicos, já que alterações dos níveis lipídicos são
majoritariamente vistas em pacientes idosos. Ademais, pacientes com DM têm maior risco de
desenvolver dislipidemia devido à resistência à insulina, fato que o predispõe a alterações no
metabolismo das lipoproteínas circulantes e também porque em pacientes com dislipidemia
associada à HAS há maior risco de desenvolvimento de desfechos como aterosclerose, elevando
a mortalidade em até 20 vezes. Destarte, evidencia-se a relevância da realização de cada vez
mais estudos acerca do assunto e, principalmente, da criação de políticas com o fito de atuar na
promoção de saúde e prevenção da condição, a partir da melhoria dos hábitos de vida que podem
desencadear no imbróglio.

Biografia do Autor

Francisca Mayara Soares Gama, UFFS

Estudante de Medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Passo Fundo

Karima Muhammad Yusuf

Estudante de Medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Passo Fundo 

Tais Felipe da Silva

Estudante de Medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Passo Fundo 

Ivana Loraine Lindemann

Docente de Medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Passo Fundo 

Gustavo Olszanski Acrani

Docente de Medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Passo Fundo 

Publicado
21-11-2022