RELATO DE EXTENSÃO: PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS COM UM GRUPO DE IDOSOS DO MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO-RS
Resumo
O presente resumo tem a finalidade de apresentar os resultados parciais do desenvolvimento do projeto de extensão que tem como objetivo desenvolver um processo educativo reflexivo acerca das práticas de promoção da saúde e prevenção de doenças com um grupo de idosos, residentes no município de Passo Fundo - RS, bem como promover um trabalho participativo que viabilize identificar a compreensão e as experiências vividas pelo grupo, na perspectiva de torná los mediadores e multiplicadores deste processo no seu contexto de inserção. Além disso, propiciar o fortalecimento das parcerias entre o Curso de Graduação em Medicina, da Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS e o município, contribuindo assim para a qualificação da formação profissional, bem como para a melhoria da qualidade de vida dos participantes envolvidos na proposta em questão. Em virtude disso, a proposta metodológica adotada tem como base os pressupostos teóricos do Método Paulo Freire (1987), consistiu na organização de um grupo de educação em saúde, a ser realizado mensalmente em um salão já notadamente conhecido pela comunidade dos bairros Santa Marta e Donária para o desenvolvimento de atividades ligadas ao bem-estar e qualidade de vida dos idosos. Tais encontros envolvem essencialmente os usuários idosos adscritos à ESF dos referidos bairros os quais foram cadastrados e acompanhados em 2021 pelo projeto de extensão intitulado “Teleatendimento em saúde para usuários da rede de atenção em saúde do município de Passo Fundo/RS”. Ao longo do desenvolvimento do projeto, estenderam-se esforços à captação de público, não somente através de contatos telefônicos ou visitas domiciliares, mas também com a difusão feita através dos próprios usuários no sentido de convidar vizinhos, amigos e familiares. A intenção deste projeto de extensão é dar continuidade ao acompanhamento iniciado no período da pandemia, tanto pelo projeto de extensão de teleatendimento, quanto pelos CCrs de Saúde Coletiva III, IV e VII, permitindo assim a manutenção do vínculo e da qualidade da assistência prestada a todos os usuários. Diante disso, foram realizadas até o momento, rodas de conversa sobre a importância da saúde coletiva na qualidade de vida, dengue e quedas na terceira idade. Apesar da principiante adesão da comunidade, já obtivemos relatos positivos dos participantes envolvidos quanto a melhoria das noções em saúde e bem-estar, o que nos motiva a continuar a realização dos encontros. Observa-se, também, com a realização do projeto o aprimoramento e qualificação da formação profissional dos alunos/bolsistas em habilidades teóricas e comunicativas envolvidas na realização do grupo de educação em saúde e captação de novos participantes para o grupo.
Copyright (c) 2022 Janaina Ribeiro Franca
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.