A ARTE ENQUANTO METODOLOGIA ATIVA PARA O ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA: UMA EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA

  • Thiago Emanuel Rodrigues Novaes Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ronaldo André Poerschke
  • Regina Inês Kunz
Palavras-chave: Anatomia Artística, Educação de Graduação em Medicina, Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Medicina nas Artes

Resumo

Ao longo da história o ensino da anatomia humana perpassa por diversas modificações nas instituições de ensino superior, buscando inovações para melhor efetivar o processo de ensino-aprendizagem. É sabido que a utilização de metodologias ativas de ensino (MAE) para a formação médica propicia o desenvolvimento e o aprimoramento do senso crítico e de habilidades práticas que valorizam o protagonismo acadêmico. Quando aplicadas em áreas como a anatomia, as MAE podem ser dinamizadas com a utilização de diversos recursos, como os desenhos. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo discorrer acerca de vivências em um grupo de estudos que propôs o uso da arte para o ensino da anatomia humana. Trata-se de um relato de experiência realizado em 2021 através do projeto “(Re)desenhando a anatomia humana”, vinculado à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Passo Fundo/RS, junto ao curso de Medicina, em que os acadêmicos, membros voluntários, sob orientação dos docentes dos componentes curriculares de Processos Morfofuncionais (anatomia humana), coordenadores do grupo, produziram desenhos a partir de peças anatômicas orgânicas presentes no Laboratório de Anatomia da UFFS campus Passo Fundo. Eram realizados encontros presenciais e online, em grupo de rede social, com discussão das ações a serem desenvolvidas, com compartilhamento de fotografias de apoio para as ilustrações. A primeira etapa de atividades consistiu na confecção de desenhos a lápis de elementos do sistema esquelético, com foco em vértebras cervicais, torácicas, lombares e sacrais. Os desenhos possuíam elevada semelhança às peças anatômicas, com riqueza de detalhes. A segunda proposta contemplava a criação de arte alusiva, com técnica livre e criativa, para mostrar associação entre elementos desenhados na primeira etapa. Estipulava-se o prazo de um mês para término dos desenhos. A exposição dos materiais produzidos era realizada no grupo de rede social, com explicações dadas pelos autores. Observou-se que as atividades, além de estimularem o ensino-aprendizagem da anatomia humana, também serviam como arteterapia, promovendo qualidade de vida. Diante disso, nota-se a importância da inclusão de MAE, como a realizada no projeto pelos acadêmicos e docentes para o estudo da anatomia humana, para auxiliar a formação médica com perspectivas humanistas e inovadoras.

Publicado
21-11-2022