Reflexões acerca das potencialidades da Brinquedoteca Institucional com acesso a todos
Resumo
Após dois anos sem a participação presencial das crianças e dos professores na Brinquedoteca UFFS campus Erechim, no ano de 2022, com o revinda das aulas presenciais no campus, foi possível retomar as ações presenciais de extensão do projeto “Seminário Permanente em Educação Infantil’’. Este projeto de extensão é uma das propostas desenvolvidas no curso de Licenciatura em Pedagogia que tem por objetivo colaborar com o sistema educacional formal, não formal e informal da região. Em sua presente, e terceira edição, o foco do Programa está em: 1) Projeto: Docência na Educação Infantil; 2) Projeto: A Universidade, a comunidade e o brincar: a brinquedoteca em cena; 3) Curso: Cotidiano da Educação Infantil: crianças em cena. Para a reflexão do presente trabalho detém-se na ação de extensão “A Universidade, a comunidade e o brincar: a brinquedoteca em cena”. Para isso, retoma-se o objetivo de aproximar a universidade da comunidade escolar, para (re)descobrir as possibilidades do brincar na Brinquedoteca da UFFS, campus Erechim/RS. As atividades no referido espaço têm envolvido crianças e adolescentes de escolas públicas, particulares e instituições não-formais de educação, bem como professores, estagiários e acadêmicos/as de Erechim e região. O acesso à Brinquedoteca pela comunidade tem sido ponto de debate, gerando reflexões acerca do brincar e sua importância no âmbito educacional. A metodologia utilizada para o decorrer desta produção perpassa a abordagem qualitativa da pesquisa em ciências humanas, compreendendo a brinquedoteca como lócus de ensino, pesquisa e extensão. Busca-se na pesquisa bibliográfica e na discussão reflexiva da ação de extensão reafirmar a relevância desse projeto e discutir as contribuições científicas acerca da brinquedoteca institucional disponível à comunidade externa, aproximando cada vez mais o vínculo entre universidade, comunidade e o brincar. Como referenciais de produção, o debruçar se deu sobre os autores Atkinson (2011), Cunha (2008), Santos (1999), Kishimoto (1999) e documentos normativos, como a BNCC (2018) e o DCNEI (2009). A Brinquedoteca institucional é uma possibilidade formativa e brincante tanto para licenciandos, professores da educação básica, mas especialmente, para as crianças, seja de espaços formais e/ou não-formais de educação. A função primordial de uma brinquedoteca, seja escolar, universitária, hospitalar, entre outras, é o brincar. Para que essa ação se faça possível, necessita-se de espaço e tempo, caracterizando-o como fonte de descobertas. Além disso, em foco o espaço da Brinquedoteca UFFS-Erechim, envolve o ensino, a pesquisa e a extensão, de modo a viabilizar ações que qualifiquem as experiências do brincar, as aproximações teórico-práticas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, potencializando reflexões, estudos e aprendizagens tanto na formação inicial quanto continuada de professores. Assim, a presença desse espaço na referida instituição e na cidade que se faz cede proporciona à comunidade interna e externa o acesso a um espaço designado às mais elevadas ações do brincar, imaginar e criar e a oportunidade do estudo das mesmas.
Copyright (c) 2022 Vanessa Regina Trentin Zoraski, Silvania Regina Pellenz Irgang
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.