Reflexões acerca das potencialidades da Brinquedoteca Institucional com acesso a todos

  • Vanessa Regina Trentin Zoraski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Silvania Regina Pellenz Irgang Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Brinquedoteca; Brincar; Acesso público; Educação; Universidade Federal da Fronteira Sul.

Resumo

Após dois anos sem a participação presencial das crianças e dos professores na Brinquedoteca UFFS campus Erechim, no ano de 2022, com o revinda das aulas presenciais no campus, foi possível retomar as ações presenciais de extensão do projeto “Seminário Permanente em Educação Infantil’’. Este projeto de extensão é uma das propostas desenvolvidas no curso de Licenciatura em Pedagogia que tem por objetivo colaborar com o sistema educacional formal, não formal e informal da região. Em sua presente, e terceira edição, o foco do Programa está em: 1) Projeto: Docência na Educação Infantil; 2) Projeto: A Universidade, a comunidade e o brincar: a brinquedoteca em cena; 3) Curso: Cotidiano da Educação Infantil: crianças em cena. Para a reflexão do presente trabalho detém-se na ação de extensão “A Universidade, a comunidade e o brincar: a brinquedoteca em cena”. Para isso, retoma-se o objetivo de aproximar a universidade da comunidade escolar, para (re)descobrir as possibilidades do brincar na Brinquedoteca da UFFS, campus Erechim/RS. As atividades no referido espaço têm envolvido crianças e adolescentes de escolas públicas, particulares e instituições não-formais de educação, bem como professores, estagiários e acadêmicos/as de Erechim e região. O acesso à Brinquedoteca pela comunidade tem sido ponto de debate, gerando reflexões acerca do brincar e sua importância no âmbito educacional. A metodologia utilizada para o decorrer desta produção perpassa a abordagem qualitativa da pesquisa em ciências humanas, compreendendo a brinquedoteca como lócus de ensino, pesquisa e extensão. Busca-se na pesquisa bibliográfica e na discussão reflexiva da ação de extensão reafirmar a relevância desse projeto e discutir as contribuições científicas acerca da brinquedoteca institucional disponível à comunidade externa, aproximando cada vez mais o vínculo entre universidade, comunidade e o brincar. Como referenciais de produção, o debruçar se deu sobre os autores Atkinson (2011), Cunha (2008), Santos (1999), Kishimoto (1999) e documentos normativos, como a BNCC (2018) e o DCNEI (2009). A Brinquedoteca institucional é uma possibilidade formativa e brincante tanto para licenciandos, professores da educação básica, mas especialmente, para as crianças, seja de espaços formais e/ou não-formais de educação. A função primordial de uma brinquedoteca, seja escolar, universitária, hospitalar, entre outras, é o brincar. Para que essa ação se faça possível, necessita-se de espaço e tempo, caracterizando-o como fonte de descobertas. Além disso, em foco o espaço da Brinquedoteca UFFS-Erechim, envolve o ensino, a pesquisa e a extensão, de modo a viabilizar ações que qualifiquem as experiências do brincar, as aproximações teórico-práticas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, potencializando reflexões, estudos e aprendizagens tanto na formação inicial quanto continuada de professores. Assim, a presença desse espaço na referida instituição e na cidade que se faz cede proporciona à comunidade interna e externa o acesso a um espaço designado às mais elevadas ações do brincar, imaginar e criar e a oportunidade do estudo das mesmas. 

Biografia do Autor

Silvania Regina Pellenz Irgang, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Educação, Especialista em Gestão Escolar, Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Professora da UFFS campus Erechim

Publicado
13-10-2022