Ingressar na UFFS

pesquisa sociodemográfica do perfil dos calouros de 2022 no Campus Erechim

  • Guilherme José Schons UFFS https://orcid.org/0000-0002-9498-4164
  • Alex dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Bruna Feiden Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Lindaura Simone Andrade dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Thiago Ingrassia Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: ensino superior, graduação, inclusão, REUNI, pandemia

Resumo

Observando a demanda por conhecer qual o sentido de estar no espaço universitário, visualizar o que os ingressantes esperam da nova vida, além de delinear o perfil desses estudantes na Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim, o Grupo PET Práxis - Conexões de Saberes formulou uma pesquisa, aplicada nas aulas iniciais do primeiro semestre letivo de 2022. A necessidade de compreender tais fatores justifica-se pelo contexto em que se insere o Campus Erechim e com os propósitos que levaram à criação da instituição. Fruto das lutas sociais, a UFFS foi criada com a motivação de levar o ensino superior aos trabalhadores e setores populares. Além disso, outro argumento é analisar quais as mudanças são percebidas nos estudantes que ingressaram no pós-pandemia, nesse que foi o primeiro semestre com aulas inteiramente presenciais após a Covid-19 e com a nova forma de acesso instituída emergencialmente, que não exigia a nota do ENEM como critério de seleção. Ademais, o objetivo da pesquisa, que teve 220 respostas na aplicação dos questionários autoaplicáveis nos 10 cursos de graduação da UFFS Campus Erechim, é compreender as motivações, as expectativas e o capital cultural dos novos educandos/as, buscando saber qual a sensação de adentrar o meio universitário e o que esperavam viver nesse espaço. Outrossim, também ideou-se sistematizar essas percepções através dos dados recolhidos para obter um panorama das características sociodemográficas dos novos discentes e entender o percurso formativo dos estudantes até o ingresso na universidade, questionando se são provenientes de escolas públicas ou privadas e se trabalham. Nos resultados alcançados pela pesquisa, dispôs-se de uma grande gama de perspectivas. Todavia, é importante salientar que a investigação desfruta de perguntas intrínsecas a subjetividades, características que abrangeram 220 pessoas e respostas. Os dados indicam que 57,8% entraram pelo ENEM/SISU e 42,2% utilizaram o Processo Seletivo Simplificado. É eminente perceber que 91% dos estudantes concluíram o ensino médio em escolas públicas. Quando questionados sobre trabalharem, 65% indicaram que não e 33,5% afirmaram que sim. Apesar da maior parte dos estudantes serem brancos, 16% se declararam indígenas, se apresentando como a segunda maior composição étnica observada na pesquisa. Sobre o sentimento ao ingressar na UFFS, 44,3% indicam o sentimento de alegria e 40,5% a perspectiva de mudança de vida. Além disso, pensando sobre a expectativa de ingressar na UFFS, 5,9% declaram felicidade; 4,5%, realização e 4,1% acolhimento e conhecimento. Diante do exposto, entende-se que o levantamento feito tem a potencialidade de tocar em algumas interfaces estruturantes da UFFS: a) compromisso de ser uma universidade popular perpassa sua forma de ingresso; b) ser a universidade que possui, proporcionalmente, o maior número de estudantes indígenas. Em relação à primeira interface, o Processo Seletivo Simplificado incide diretamente na configuração da universidade, já que, conforme aponta o levantamento, 97% das pessoas são da região Alto Uruguai. Em última instância, nessa exposição, teve-se em vista demonstrar de forma panorâmica as cores, tons e principalmente “as gentes” que compõem os ingressantes da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim.

Publicado
13-10-2022