CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL:

A INTERCULTURALIDADE

  • LETICIA MAIRA CAPELLETTO Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Aline Pelissari Kravos Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Educação Integral.; Multiculturalismo.; Interculturalismo.

Resumo


O presente artigo, tem como objetivo apresentar o conceito de Educação Integral e compreender brevemente a trajetória histórica no Brasil, sobre a Educação Integral, além de conceitualizar a educação multicultural e apresentar propostas para uma educação integral de qualidade a partir da perspectiva intercultural. Para que isso se torne possível, o texto está dividido em três partes. A Primeira aborda a Educação Integral, seu conceito e trajetória histórica no Brasil, abordando renomados nomes, como Anísio Teixeira e Darci Ribeiro, grandes propagadores de Educação Integral em território Brasileiro. A segunda parte faz uma reflexão e contextualização sobre a multicuralidade, que ainda é uma realidade das escolas brasileiras. Para finalizar, o artigo aborda a interculturalidade como caminho para construir uma educação que compreenda os sujeitos em sua totalidade.  Para o desenvolvimento deste, os principais autores utilizados foram Loss (2012), Loss (2015), Gadotti (2009), Campos (2022), Santos e Queiroz (2021) e Wrublewski e Zanchett (2015). Ao finalizar este breve estudo sobre a Educação Integral e a sua ligação direta com o multiculturalismo e o interculturalismo, considera-se que a abordagem em relação a temática da Educação Integral no Brasil não é recente e que a mesma está presente para auxiliar crianças, jovens e adultos a se desenvolver em sua totalidade, como nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos, comportamentais, afetivos, relacionais, valorativos, sexuais, éticos, estéticos, criativos, espirituais, artísticos, ambientais, políticos, tecnológicos e profissionais. Além disso, contatou-se a necessidade de que os sistemas educacionais entendam que as crianças e demais estudantes não são tabulas rasas ou instrumentos a serem moldados, mas sim, sujeitos históricos e de direitos que merecem respeito. É necessário frisar constantemente que a formação continuada de professores não pode ser tratada como mera obrigação, mas sim como uma das maneiras para tentar solucionar alguns problemas do cotidiano escolar. A partir destas perspectivas, acredita-se que uma educação integral de qualidade, pautada na interculturalidade possa ser construída no Brasil.

Publicado
13-10-2022