MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO PROPOSTOS POR PROFESSORAS DA REGIÃO DO ALTO URUGUAI/RS

  • Ane Gabrielle Santin Veiga Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Evelyn Miriã Paz Da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Francieli Ana Ribicki Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Laura Detofol Paines Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: métodos, alfabetização, professoras

Resumo

 

O presente trabalho relata como vem sendo feito o uso de métodos de alfabetização por professoras de municípios da região do Alto Uruguai/RS. A questão sobre os métodos de alfabetização preocupa futuros e atuais pedagogos, pois se sabe que há uma grande responsabilidade nesta etapa de construção de saberes das crianças. O objetivo da pesquisa foi descrever quais os métodos de alfabetização que as professoras participantes do estudo utilizam em seu dia a dia escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental e comparar se todas utilizam o mesmo método ou não. Metodologicamente a pesquisa foi organizada em dois momentos: pesquisa bibliográfica a partir de estudo sobre a história dos métodos de alfabetização (MORTATTI, 2006) e pesquisa de campo através da entrega de questionários para quatro professoras alfabetizadoras. Neste questionário foi perguntado o que as professoras consideravam que era importante para que os alunos conseguissem se alfabetizar e se a relação aluno e professor influenciava na aprendizagem da criança. As quatro professoras responderam que tem influência a relação aluno e professor na aprendizagem. Após análise dos resultados, foi possível identificar duas escolhas metodológicas distintas: método silábico, o qual prioriza o ensino das sílabas, começando pelas mais simples e indo até as mais complexas, e método fonético, que alfabetiza as crianças a partir dos sons das letras. Observa-se, assim, que as quatro professoras seguem fazendo uso de métodos tradicionais de ensino, mesmo que listem propostas que estão mais alinhadas com uma ideia de desmetodização. Assim, conclui-se pela necessidade do posicionamento das professoras alfabetizadoras de acordo com suas concepções de educação, associando, portanto, a teoria à prática, uma vez que as propostas pedagógicas, muitas vezes, não coincidem com a concepção de alfabetização explanada pelas docentes. Conclui-se, ainda, nessa pesquisa, que é significativo o papel dos professores como mediadores da aprendizagem, como aqueles que incentivam as crianças a pensar sobre a leitura e a escrita, que proporcionam momentos de interação entre as próprias crianças.

Publicado
13-10-2022