Setembro Amarelo

um olhar da escola para a vida

  • Silas Cleiton Soligo Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
  • Almir Paulo dos Santos
Palavras-chave: depressão; ação pedagógica; saberes; cotidiano.

Biografia do Autor

Silas Cleiton Soligo, Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim

A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ALTO URUGUAI GAÚCHO E A INTERFACE COM AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS

SILAS CLEITON SOLIGO[1]

NAIRA ESTELA ROESLER MOHR[2]

RESUMO

 

A educação é uma dimensão da cidadania e uma forma política de oportunizar o conhecimento científico a todos. No entanto, no meio rural muitas as escolas do campo ou turmas foram fechadas pelo processo de nucleação escolar, onde os estudantes são transferidos a outras escolas núcleo, localizadas na área central da cidade ou em uma grande comunidade. Assim, o objetivo do trabalho analisou os limites e possibilidades presentes no debate e nas práticas em Educação do Campo da região do Alto Uruguai Gaúcho relacionando com as forças políticas e econômicas que operam no atual modelo de desenvolvimento. O estudo foi desenvolvido na região Norte do Estado de Rio Grande do Sul na Microrregião de Erechim em 14 municípios e 20 escolas do campo. Os dados foram coletados através de questionário fechado, contendo o cadastro da instituição participante, a infraestrutura física e pedagógica, sendo apresentados em tabela e gráfico, demonstrando o somatório e a porcentagem das variáveis em relação ao numero total de escolas, respectivamente. Verificou-se que em toda a região existem algumas escolas do campo e nas abrangidas pelo estudo há 917 alunos, porém no passado existiam mais estudantes no campo, verificando-se uma redução comparando-se com a atualidade. Investigando a infraestrutura física constatou-se que as escolas possuem o básico para manterem o trabalho pedagógico de forma organizada, possuindo internet em 95%, 85% horta e biblioteca, 65% quadra coberta, 50% laboratório de internet e apenas 15 % sala de professores, mesmo assim é preciso investimento na estrutura física e na atualização desses espaços escolares, pois são grandes geradores de conhecimento tanto científico como popular, devendo ser mantidos para a valorização da cultura local, garantir uma educação que seja do e no campo e assim assegurar a permanência do agricultor camponês.

 

Palavras-chave: Educação. Escolas do Campo. Nucleação escolar.

 


[1] Aluno do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, Campus Erechim –RS, Bolsista PBIC/CNPq. silas.soligo@yahoo.com

[2] Professora da UFFS Campus Erechim-RS. Mestra em Pedagogia.

Publicado
13-10-2022