IMPACTO DA BNCC NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DO CAMPO APRENDENDO COM A TERRA E COM A VIDA

  • Ana Claudia Borba da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: BNCC; Ensino Médio; Educação do Campo

Resumo

IMPACTO DA BNCC NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DO CAMPO
APRENDENDO COM A TERRA E COM A VIDA
SILVA, A. C. B. DA.
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Esta pesquisa tem como objetivo compreender quais são os impactos da BNCC (Base
Nacional Comum Curricular) no ensino médio para os estudantes das escolas do campo que
atuam na perspectiva da concepção da Educação do Campo. A pesquisa busca também situar
historicamente a Educação do Campo e as políticas educacionais construídas em torno dessa
concepção de educação e de formação humana, assim como discutir o processo de
implementação da BNCC nas escolas por meio da Reforma do Ensino Médio. Essa pesquisa
está relacionada especificamente à Escola Estadual do Campo Aprendendo com a Terra e com
a Vida, localizada no Assentamento Valmir Mota de Oliveira, no município de Cascavel.
Nesse contexto, fazemos alguns questionamentos: Como os estudantes do Ensino Médio
lidam com essa mudança? Qual foi o processo de formulação e aprovação da BNCC? Por que
a implementação de um currículo voltado à formação para o mercado de trabalhado em
detrimento à formação do pensamento crítico e para o ingresso dos estudantes em
Universidade? Apresentamos como hipótese que a Base Nacional Comum Curricular é uma
diretriz educacional que delibera sobre competências e habilidades. Trabalha-se com a
hipótese de que seus impactos fragilizam a escola do campo, meche nas estruturas dos ensinos
anteriores, e fragiliza disciplinas da área de humanas, essenciais à formação do ser humano
em sua integralidade. A metodologia a ser utilizada é de natureza teórica, com tratamento
qualitativo dos dados. No percurso da pesquisa buscaremos identificar os possíveis limites e
possibilidades para a formação dos estudantes do campo frente à implementação da BNCC,
com a análise dos impactos para a escola, nesse contexto. Retrata também quais são os
objetivos, planejamentos, metas, avanços, e outros. Entendemos a escola como mediadora e
com diferentes funções, como a formação do pensamento crítico, espaço de socialização da
vida e do conhecimento historicamente produzido pela humanidade, assim como, espaço de
difusão da cultura e também como espaço privilegiado da formação do sujeito com vistas à
continuidade da sua formação acadêmica no acesso à universidade. Como resultado parcial
dessas discussões, podemos afirmar que o currículo e a formação presentes no ideário da
BNCC e em fase de implementação na Reforma do Ensino Médio, foram impostas por grupos
empresariais e se voltam à formação dos estudantes para o mercado de trabalho, com a
retirada de componentes essenciais da ciência e a limitação do acesso ao estudo de áreas
fundamentais ao desenvolvimento do pensamento crítico como Filosofia, Sociologia, História
e Geografia. Esse fato é motivo de preocupação para os docentes, principalmente na educação
do campo que ao longo de sua história se dedicou a formar educadores numa perspectiva de
educação transformadora, assim como se dedica ainda hoje, a manter viva essa perspectiva na
prática desses educadores junto aos estudantes nas escolas do campo, desenvolvendo um
processo de formação em vista da emancipação humana.
Palavras-chave: BNCC; Ensino Médio; Educação do Campo.

1 Ana Cláudia Borba da Silva. Estudante. Bolsista. Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências
Sociais e Humanas
Origem: Pesquisa. (TCC)
Instituição Financiadora:

Publicado
24-10-2022