O USO DE IMAGENS, FOTOGRAFIAS E CHARGES NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA.

  • Gabriele Marina Bertolassi Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
Palavras-chave: Ensino; Sociologia; Imagens; Fotografias; Charges.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar, por meio da pesquisa bibliográfica, quais são as possibilidades e os limites do uso de imagens, fotografias e charges na disciplina de sociologia no ensino médio. Busca-se, portanto, entender como esses instrumentos visuais podem contribuir para a compreensão da realidade, assim como para os conteúdos programáticos da disciplina, levando os estudantes para uma reflexão e uma abordagem mais suscetível e baseada no diálogo, permitindo um ensino aprendizagem mais significativo, prático, dinâmico e enriquecedor. Partindo de leituras seletivas e reflexivas de artigos científicos, livros e das orientações curriculares, é perceptível que o uso desses recursos imagéticos são uma grande possibilidade para o exercício do senso crítico, da construção do conhecimento e da imaginação sociológica, possibilitando o estranhamento e a desnaturalização dos fatos e fenômenos sociais, além de mostrar, situar, revelar e aguçar nos alunos a percepção da realidade e do cotidiano, ajudando-os a captar melhor o conteúdo, contribuindo assim, para o desenvolvimento de suas capacidades de um jeito proficiente e eficaz. Além do mais, o uso destas metodologias de ensino motiva novas formas de indagações, dúvidas e experimentos que enriquecem o conhecimento produzido por essa ciência ampliando, dessa maneira, sua importância para o meio social. Desta forma, a pesquisa se insere como um princípio pedagógico inovador, alentador e desafiante no sentido de que levam a uma visão mais ampla do que está a nossa volta, assim como na construção do pensamento crítico, criativo, autônomo e de conhecimentos mais significativos por meio de metodologias de ensino visuais como recurso para um processo de ensino e aprendizagem relevante e efetivo que vão além da Pedagogia Tradicional que visa, por sua vez, a transmissão de saberes de maneira teórica e que não estimula em nada os estudantes a indagarem, refletirem e a problematizarem a realidade a qual estão inseridos. 

Publicado
11-10-2022