Os IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS E CULTURAIS DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS E AS ALTERNATIVAS PARA A PEQUENA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR

  • Karem Assis UFFS
  • Luiz Carlos de Freitas
Palavras-chave: Campo; Campesinato; Juventude; Pandemia; Pequeno produtor.

Resumo

O presente trabalho objetiva expor como se deu o projeto de extensão de mesmo nome: Os impactos socioeconômicos e culturais da pandemia do coronavírus e as alternativas para a pequena produção da agricultura familiar. Tem por finalidade gerar uma maior aproximação da bolsista com a realidade concreta da comunidade camponesa, interligando oque é estudado na Universidade com a necessidade dessas famílias, baseando-se na práxis (teoria e prática). Objetiva também entender como a pandemia do COVID-19 afetou essas famílias e quais meios tomar para amenizar ou reverter a situação, uma vez que, a crise afeta a todos mas em especial os camponeses pobres de nossa região. Para compreender a situação histórica, cultural e regional toda, foram promovidas reuniões, debates e atividades no campo. Já as rodas de conversa servem para avaliar a atuação dos evolvidos, bem como seu comprometimento com o projeto, e possíveis sugestões de melhorias; visto que quanto melhor a formação técnica possibilitará que as famílias tenham uma maior organização na vida produtiva, acarretando em alternativas de melhoria econômica. Chegou-se a conclusão de que, de fato, como o esperado, devido à pandemia, as condições das famílias camponesas pioraram, pois mesmo anteriormente já não apresentavam condições muito boas, uma vez que o Brasil, sendo um país de capitalismo burocrático, exportador de matérias-primas, tem os investimentos do Estado direcionados para as grandes propriedades e pouco, ou quase nada, destinado ao pequeno produtor. Foi possível contribuir também na conscientização sobre a valorização do trabalho no campo, inclusive debatendo sobre os desafios encontrados pela juventude para manter-se na região, bem como proporcionar a estas famílias alguma viabilidade na comercialização de seus produtos.

Publicado
24-10-2022