A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

DIMENSÕES TEÓRICAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA AGENDA CONTEMPORÂNEA.

  • Gabriele Marina Bertolassi Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
Palavras-chave: Democracia; Educação; Gestão Escolar Democrática; Participação; Projeto Político-Pedagógico.

Resumo

A Gestão Escolar Democrática é um princípio que orienta as escolas públicas, embasado legalmente e que conta com categorias de participação colegiada, sendo regido pela descentralização, autonomia, transparência e pluralidade. A efetivação da Gestão Escolar Democrática no sistema de ensino associa-se à própria democracia social. Ao examinar tal situação, este estudo ressalta a questão de pesquisa a seguir: quais seriam as considerações teóricas e conceituais da Gestão Escolar Democrática e quais os desafios impostos aos gestores na agenda contemporânea? Como hipótese, defende-se que a Gestão Escolar Democrática é uma dinâmica sustentada no diálogo, na participação ativa dos sujeitos escolares, na construção coletiva de procedimentos e na elaboração de canais de comunicação, favorecendo a democracia, além de ser uma proposta de aproximação entre escola, famílias e comunidade, a fim de estabelecer um espaço escolar aberto e participativo, em que os estudantes experimentem os preceitos cidadãos, baseando-se em promover um ensino de qualidade a todos, garantindo a oportunidade de acesso e o êxito educacional. O objetivo geral é discutir as considerações teóricas e conceituais da Gestão Escolar de modo a refletir sobre o papel que o gestor deve desempenhar para sua efetivação. No que se refere ao estabelecimento de objetivos específicos, evidenciam-se: contextualizar os fundamentos históricos da Gestão Escolar Democrática; verificar os conceitos associados à Gestão Escolar Democrática; designar a função da Gestão Escolar Democrática no ambiente escolar; investigar a função do gestor democrático e seus desafios no contexto escolar e analisar os princípios da Gestão Escolar Democrática. A Revisão Bibliográfica Narrativa, também conhecida por Revisão de Literatura, é o procedimento metodológico definido para esta pesquisa. Isto posto, a escola pública é o melhor espaço para lutar pela igualdade social, uma escola democrática compromete-se com a cultura, na transmissão de saberes com significado, a despeito de interesses particulares, na busca da evolução do homem.



Publicado
11-10-2022