DISCUTINDO A NÃO NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA E O ENFOQUE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

  • Carla Polanczky Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Débora Beatriz Nass Marmitt Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Rosemar Ayres dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Palavras-chave: Práticas Educativas, Currículo, CTS.

Biografia do Autor

Carla Polanczky, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduanda da 7ª Fase do Curso de Graduação em Física- Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Bolsista CNPq- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica

Débora Beatriz Nass Marmitt, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Acadêmica do Curso de Graduação em Física- Licenciatura, Campus Cerro Largo, UFFS,

Voluntária de Pesquisa. Edital 134/UFFS/2014.Bolsista do Programa-PETCiências(SESu/ FNDE/MEC)

Rosemar Ayres dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Professora de Ensino de Física, Doutoranda em Educação. UFFS – Campus Cerro Largo.

Referências

AULER, D. Alfabetização científico-tecnológica: um novo “paradigma”? Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte – MG, v. 5, n.1, p. 01-16, mar. 2003.

AULER, D.; DALMOLIN, A. M. T.; FENALTI, V. S. Abordagem Temática: natureza dos temas em Freire e no Enfoque CTS. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 67-84, 2009.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte – MG,v. 3, n. 1, p. 1-13, jun. 2001.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v.9, n.2, p.191-211, 2003.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2007. 224 p.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

OLIVEIRA, M. B. Neutralidade da ciência, desencantamento do mundo e controle da natureza. In Scientiae Studia, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 97-116, 2008.

Publicado
26-09-2014