EXPERIÊNICAS FORMATIVAS NA E PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DO(A) PEDAGOGO(A)

  • Josiane Marcon Universidade federal da fronteira sul campus Chapecó.
Palavras-chave: Experiências formativas. Formação Inicial e Continuada de Professores.

Biografia do Autor

Josiane Marcon, Universidade federal da fronteira sul campus Chapecó.

EXPERIÊNICAS FORMATIVAS NA E PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DO(A) PEDAGOGO(A)

Daiane Pedrotti Ramos[1]

Josiane Marcon[2]

Profª. Orientadora Maria Lucia Marocco Maraschin[3]

Resumo

Trata-se de um processo de reflexão teórico-prático, ancorado em exercícios de formação inicial do curso de pedagogia e de suas sucessivas aproximações com a prática pedagógica, realizada nos processos de gestão escolar, na prática educativa da educação infantil e no estágio curricular dos anos iniciais e em narrativas de pedagogos atuantes na rede pública de ensino na alfabetização. Constituem-se em objetivos deste estudo: refletir sobre as práticas/experiências de formação caracterizadas como efetivas/eficientes e seu impacto junto a professores alfabetizadores atuantes nas diferentes redes de ensino; buscar em práticas de formação inicial e continuada indicadores de boas práticas formativas tendo em vista alcançar o processo formativo do pedagogo. Metodologicamente, trata-se de um estudo de análise documental, com caráter exploratório, realizado a partir de um exercício de ensino com pesquisa, desenvolvido na disciplina de Alfabetização Teoria e Prática I e II, no ano de 2012, por acadêmicas do curso de pedagogia da 5ª e 6ª fase, orientadas pela professora da disciplina de alfabetização. Dentre 35 (trinta e cinco) colaborações(narrativas) acessadas no estudo original, selecionamos intencionalmente 10 (dez) participações, por tratarem explicitamente de práticas de formação inicial e continuada, consideradas fundantes para o processo de formação inicial e continuada. A análise e interpretação dos resultados foi orientada pelos indicadores da Análise de conteúdo Bardin (1979), estabelecidas como: pré-análise, análise categorial e análise inferencial. Como resultado deste exercício de busca, destacamos a necessidade de uma formação teórica consistente; de um processo de formação inicial e continuada em atenção às necessidades das crianças em fase de alfabetização; a necessidade de gostar do que faz e do ocupar-se desse fazer; a necessidade de vinculação do que se ensina na universidade às necessidades dos professores em processo de formação; a busca permanente no individual e no coletivo; entre outras demandas, marcadas pela ênfase das boas experiências e de bons professores. Como conclusão, reafirmamos a necessidade da formação teórico-prática inicial e continuada concomitante, com aproximações sistemáticas na gestão, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo em vista que o cotidiano da sala de aula é objetivamente nosso campo de atuação profissional

Palavras chave: Experiências formativas. Formação Inicial e Continuada de Professores.


[1] Acadêmica da 9ª fase do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, email – daianepedrottiramos@hotmail.com

[2] Acadêmica da 9ª fase do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, email – jojo_marcon@hotmail.com

[3] Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, Pedagoga, Especialista em Alfabetização, Mestre e Doutora em Educação, email – maria.maraschin@uffs.edu.br

Publicado
25-09-2014