A COMPETITIVIDADE DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS INDUSTRIAIS DO RAMO METALMECÂNICO SITUADAS NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ, SC

  • Roberto M. Dall'Agnol Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Jéssica Gomes Dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Jaqueline Dallaqua Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Palavras-chave: Competitividade. Inovação. MPE. Setor metalmecânico.

Biografia do Autor

Roberto M. Dall'Agnol, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Mestre em Eng. de Produção (UFSC). Contador, com Bacharelado em Ciências Contábeis e Especialização em Contabilidade Gerencial (Unoesc).
Jéssica Gomes Dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Acadêmica concluínte do Curso de Administração da UFFS. Pesquisadora voluntária de projeto de pesquisa.
Jaqueline Dallaqua, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Acadêmica concluínte do Curso de Administração da UFFS. Pesquisadora voluntária de projeto de pesquisa.

Referências

AMORIM, Maria Cristina Sanches; FREDERICO, Ronaldo. Criatividade, inovação e controle nas organizações. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, v. 42, n. 1 e 2, 2008. Disponível em: <http://www.allameda.com/www/saudebr/Criatividade_inovacao_e_controle_nas_organizacoes.pdf> Acesso em: 02 jan. 2014.

BARBIERI, José Carlos et al. Inovação e sustentabilidade: novos modelos e pro posições. RAE: São Paulo, 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rae/v50n2/02.pdf>. Acesso em: 27 out. 2013.

BRITO, Eliane Pereira Zamith; BRITO, Luiz Artur; MORGANTI, Ledur Fábio. Inovação e o desempenho empresarial: lucro ou crescimento?Revista de Administração de Empresas- v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: <http://www.rae.com.br/eletronica/index.cfm?FuseAction=Artigo&ID=5232&Secao=ARTIGOS&Volume=8&Numero=1&Ano=2009©> Acesso em: 02 jan, 2014.

CAMPOS, Ivan Moura; VALADARES, Eduardo de Campos. Inovação tecnológica e desenvolvimento econômico. s/a. Minas Gerais, s/a. Disponível em: <http://www.schwartzman.org.br/simon/blog/inovacaomg.pdf>. Acesso em: 01 jan. 2014.

C.E.S.A.R. Manual de incentivos á inovação: como gerar inovação usando incentivos governamentais no Brasil. 2009. Disponível em: < http://www.cesar.org.br/site/files/uploads/2010/01/manual_howto_port_final210909.pdf>. Acesso em: 01 Dez. 2013.

CHER, Rogerio. Empreendedorismo na veia: um aprendizado constante. Rio de Janeiro: Elsevier; SEBRAE, 2008.

CORAL, Eliza; STROBEL, Juliana Scapulatempo; SELIG, Paulo Maurício. A competitividade empresarial no contexto dos indicadores de sustentabilidade corporativa. XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produção, Florianópolis, 2004. Disponível em:<http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2004_Enegep1002_0574.pdf>. Acesso em: 09 agosto 2013.

DAVENPORT, Thomas H; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual- métodos e aplicações práticas. Ria de Janeiro: Elsevier, 10ª ed. 2003.

FELDMAN, Liliane Bauer; RUTHES, Rosa Maria, CUNHA, Isabel Cristina Kowal Olm. Criatividade e inovação: competências na gestão de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n2/a15v61n2.pdf.>. Acesso em: 01 Dez. 2013.

FELIPE, Maria Sueli Soares. Desenvolvimento tecnológico e inovação no brasil: desafios na área de biotecnologia. Novos estudos , julho 2007 p. 11-14. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/nec/n78/02.pdf> Acesso em: 01 Dez. 2013.

GIANESINE, Miguelangelo, et. al. Competitividade, capacidade de inovação e desenvolvimento regional: inter-relações no contexto do agronegócio suinícola no Oeste de Santa Catarina. Revista de Desenvolvimento Econômico, n° 27, Salvador, BA, 2013.

GOUSSEVSKAIA, Anna; et.al. Inovação Interativa: Capital Social, e Formação de Redes Interorganizacionais. Disponível em: <http://pure.au.dk/ws/files/9739/inovacio.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2014.

HANSEN, Don R.; MOWEN, Maryanne M. Gestão de custos: contabilidade e controle. São Paulo: Pioneira, 2001.

LEITE, Luiz Fernando. Inovação: o combustível do futuro. Rio de Janeiro: Qualitymark, Petrobas, 2005.

KANNEBLEY JÚNIOR, Sergio; PORTO, Geciane. Incentivos fiscais à pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil: uma avaliação das políticas recentes.Banco Interamericano de Desenvolvimento, 2012. Disponível em: < http://www.iadb.org/intal/intalcdi/PE/2012/11309.pdf> Acesso 02 jan. 2014.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing: a bíblia do marketing. 12.

ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

MARTELETO, Regina Maria; SILVA, Antonio Braz de Oliveira e. Redes e capital social: o enfoque da informação para o desenvolvimento local. Brasília, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n3/a06v33n3.pdf>. Acesso em: 01 Dez. 2013.

MEDEIROS, Maria Das Graças Gomes de Azevedo; MARTINS, Roberto Cintra. Valores humanos e capital social nas organizações de trabalho: estudo de caso em duas empresas coligadas ao projeto de economia de comunhão na liberdade. ENEGEP, 2007. Disponível em: <http://www.labceo.com.br/bibliografia/archive/files/est---3_c40b9eaa11.pdf.>. Acesso em: 01 Dez. 2013.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997

OCDE - Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento. Manual de Oslo: Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica. 3. ed. 2005. Disponível em: <http://download.finep.gov.br/imprensa/manual_de_oslo.pdf>.Acesso em: 09 agosto 2013.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas de informações gerenciais: estratégicas, táticas, operacionais. 14. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2011.

PORTER, Michael E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 27. ed. Rio de Janeiro : Campus, 2004.

QUEIROZ, Ana Carolina. Ambiente da inovação. FGV, São Paulo. s/a. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v14nspe/a03v14ns.pdf> Acesso em: 09 agosto 2013.

SANTA CATARINA. Santa Catarina: oportunidades e negócios. 2010. Disponível em: < http://www.santacatarinabrasil.com.br/pt/polos-economicos/> Acesso em: 20 mar. 2014.

SANTOS, Fabio Franklin Storino dos. Capital social: vários conceitos, um só problema. São Paulo, 2003. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/2403/59888.pdf.txt?sequence=2>. Acesso em: 02 jan. 2014.

SCHNEIDER, Juliano Lucas. Evolução do emprego no setor metal mecânico na indústria Chapecoense: um estudo sobre a empresa Niju Indústria e Comércio de Implementos Rodoviários LTDA. Chapecó/SC, 2010. Disponível em: < file:///C:/Users/cliente/Desktop/industrias%20sertor%20metalmecanico.pdf>. Acesso em 18 de mar. 2014.

SEBRAE/SC. Santa Catarina em números: metal mecânico. Florianópolis: Sebrae/SC, 2010. 68 p. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2014.

SILVA Clóvis L. Machado da; BARBOSASolange de Lima. Estratégia, fatores de competitividade e contexto de referência das organizações: uma análise arquetípica. RAC, 2002. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/rac/vol_06/dwn/rac-v6-n3-clm.pdf>.Acesso em: 09 agosto 2013.

SILVA Clóvis L. Machado da; FONSECA Valéria Silva da.Competitividade organizacional: uma tentativa de reconstrução analítica.RAC, Curitiba, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v14nspe/a03v14ns.pdf.> Acesso em: 09 agosto 2013.

STAL, Eva; CAMPANÁRIO, Milton de Abreu; ANDREASSI, Tales. Inovação: como vencer esse desafio empresarial. São Paulo: Clio Editora, 2006.

STEFANOVITZ, Juliano Pavanelli; NAGANO, Marcelo Seido. Criação de conhecimento na indústria de alta tecnologia: estudo de casos em projetos de diferentes graus de inovação.Gest. Prod., São Carlos , v. 16, n. 2, June 2009 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2009000200008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 01 Dez. 2013.

STOECKICHT, Ingrid Paola. SOARES, Carlos Alberto Pereira. A importância da gestão do capital social para o desenvolvimento da capacidade de inovar em empresas brasileiras. INGEPRO, vol. 02, n°. 10, 2010. Disponível em: .Acesso em: 01 Dez. 2013.

URDAN, A. T.; URDAN, F. T. Marketing estratégico no Brasil: teoria e aplicações. São Paulo: Atlas, 2010.

ZABOT, João Batista M; SILVA, L. C. Mello. Gestão do conhecimento: aprendizagem e tecnologia construindo a inteligência coletiva. São Paulo: Atlas, 2002.

Publicado
25-09-2014