EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE COMO DISPOSITIVO PARA FORMAÇÃO MÉDICA
Resumo
A formação médica ao longo dos anos passou a ser um desafio para que seja mais humanista, com o olhar biopsicossocial e interprofissional. Por isso, é fundamental inserir os estudantes em espaços de prática e reflexão capazes de afetar positivamente seus “mundos existenciais”. Uma ferramenta para a construção desses espaços é através da Extensão aliada à Educação Popular em Saúde que favorece a interação entre os acadêmicos e os mais diversos setores da sociedade, transformando-os mutuamente. Este trabalho visa salientar a importância e os impactos do Projeto de Extensão Educação Popular, Equidade e Saúde: Capacitação e Mobilização de Atores Sociais para o Fortalecimento do SUS com apoio do Ministério da Saúde, na formação acadêmica dos bolsistas e voluntários participantes do projeto. A metodologia desta apresentação é através da demonstração descritiva das ações realizadas pelo projeto e das mudanças na percepção da formação médica pelos próprios estudantes. O conhecimento da Educação Popular em Saúde e as vivências com a comunidade tem feito com que os estudantes percebam que o conhecimento e a construção da saúde deve se organizar de forma horizontal. O conhecimento técnico que o médico, ou qualquer outro profissional da área da saúde, possui não é suficiente para que o objetivo do cuidado, da promoção e da prevenção à saúde sejam alcançados. Além disso, a aproximação com líderes, atores sociais, comunidades e diferentes culturas apresenta ao estudante realidades desconhecidas. Tal experiência, para a formação médica, promove pessoas conscientes, empáticas e comprometidas como cidadãs e profissionais. Portanto, a formação de atores responsáveis e engajados com novos projetos resultarão em benefícios para toda a sociedade.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.