Participação de acadêmicos do curso de Psicologia e Educação Física da UNOESC Chapecó no PET-saúde interprofissionalidades

  • Evilin Ramos Fontana Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Milaine de Souza Soares
  • Fábio Zanuzzo
  • Graciela Soares Fonseca
  • Larissa Hermes Thomas Tombini

Resumo

 

Resumo: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade), foi desenvolvido para promover a integração ensino-serviço-comunidade com foco no desenvolvimento do SUS, através da educação interprofissional, interdisciplinar e intersetorial, com envolvimento de acadêmicos, professores e profissionais da saúde. O programa conta com a participação da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó, juntamente com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), com os cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina e Psicologia. As atividades propostas tem como objetivo o conhecimento do funcionamento do serviço, a importância que cada profissional tem para um olhar integral da saúde e os desafios existentes naquela realidade. Foram realizadas quatro visitas ao serviço, sendo a primeira para reconhecimento da unidade, a segunda visita para o conhecimento do território, a terceira visita para o reconhecimento dos usuários e do fluxo de pessoas e a quarta visita para o reconhecimento dos setores da unidade de saúde. As visitas propostas pelo programa possibilitou o contato com o serviço de atenção primária a saúde, já que essa possibilidade só acontece para os acadêmicos de Psicologia e de Educação Física que escolherem realizar o estágio acadêmico obrigatório em uma unidade de saúde. Além disso, foi possível compreender a importância de conhecer o território e os problemas epidemiológicos e sanitários mais frequentes existentes na área de competência da Unidade de Saúde, para que as intervenções sejam feitas conforme a demanda. As vivências de inserção no Centro de Saúde da Família proporcionaram uma ampliação na visão acadêmica-profissional através do contato com a realidade dos pacientes. A observação dos atendimentos, a visita no ambiente onde vivem (deficiências de infraestrutura, lixo em locais inadequados, tráfico de drogas, e vetores de doenças) causou um choque de realidade mostrando que o CSF enfrenta desafios, principalmente no quesito de estrutura para atender tamanha demanda, exigindo grande organização por parte da equipe; mas também faz-se notar que muitos problemas do cotidiano podem ser resolvidos mais rápido com a ajuda da comunidade que pode exercer seu dever de cidadania. Além disso, ter o contato com profissionais e estudantes de diferentes formações proporcionou conhecer as diversas maneiras de enxergar sobre um mesmo assunto e a forma de atuação de cada um, o que enriquece o olhar integral sobre a saúde do ser humano. No PET, as discussões nos revelaram que a segregação entre as áreas da saúde começa na universidade, mas em contrapartida o programa não teve apenas uma visão sendo imposta, e a experiência de cada um sendo discutida fez com que as possibilidades e a ideias de atuação de cada pesquisador não ficasse fechada apenas em si.

 

 

Publicado
02-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura