Participação de acadêmicos do curso de Psicologia e Educação Física da UNOESC Chapecó no PET-saúde interprofissionalidades
Resumo
Resumo: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade), foi desenvolvido para promover a integração ensino-serviço-comunidade com foco no desenvolvimento do SUS, através da educação interprofissional, interdisciplinar e intersetorial, com envolvimento de acadêmicos, professores e profissionais da saúde. O programa conta com a participação da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó, juntamente com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), com os cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina e Psicologia. As atividades propostas tem como objetivo o conhecimento do funcionamento do serviço, a importância que cada profissional tem para um olhar integral da saúde e os desafios existentes naquela realidade. Foram realizadas quatro visitas ao serviço, sendo a primeira para reconhecimento da unidade, a segunda visita para o conhecimento do território, a terceira visita para o reconhecimento dos usuários e do fluxo de pessoas e a quarta visita para o reconhecimento dos setores da unidade de saúde. As visitas propostas pelo programa possibilitou o contato com o serviço de atenção primária a saúde, já que essa possibilidade só acontece para os acadêmicos de Psicologia e de Educação Física que escolherem realizar o estágio acadêmico obrigatório em uma unidade de saúde. Além disso, foi possível compreender a importância de conhecer o território e os problemas epidemiológicos e sanitários mais frequentes existentes na área de competência da Unidade de Saúde, para que as intervenções sejam feitas conforme a demanda. As vivências de inserção no Centro de Saúde da Família proporcionaram uma ampliação na visão acadêmica-profissional através do contato com a realidade dos pacientes. A observação dos atendimentos, a visita no ambiente onde vivem (deficiências de infraestrutura, lixo em locais inadequados, tráfico de drogas, e vetores de doenças) causou um choque de realidade mostrando que o CSF enfrenta desafios, principalmente no quesito de estrutura para atender tamanha demanda, exigindo grande organização por parte da equipe; mas também faz-se notar que muitos problemas do cotidiano podem ser resolvidos mais rápido com a ajuda da comunidade que pode exercer seu dever de cidadania. Além disso, ter o contato com profissionais e estudantes de diferentes formações proporcionou conhecer as diversas maneiras de enxergar sobre um mesmo assunto e a forma de atuação de cada um, o que enriquece o olhar integral sobre a saúde do ser humano. No PET, as discussões nos revelaram que a segregação entre as áreas da saúde começa na universidade, mas em contrapartida o programa não teve apenas uma visão sendo imposta, e a experiência de cada um sendo discutida fez com que as possibilidades e a ideias de atuação de cada pesquisador não ficasse fechada apenas em si.
Copyright (c) 2019 Evilin Ramos Fontana, Milaine de Souza Soares, Fábio Zanuzzo, Graciela Soares Fonseca, Larissa Hermes Thomas Tombini
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais da XII SEPE da UFFS.