ATIVIDADES SOCIAIS NO PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA

  • Lucas Barbosa Pavéglio Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo-RS
  • Roberta Kolling Escalante Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar o processo de planejamento e uma prática de ensino de língua espanhola no 6º ano do Ensino Fundamental por meio do Programa Residência Pedagógica (PRP), o qual compõe a Política Nacional de Formação de Professores nas escolas de educação básica. A partir da perspectiva sociocultural de ensino de língua estrangeira e de atividades sociais vinculadas ao cotidiano dos alunos considerando a realidade dos mesmos e a língua espanhola dentro de usos reais, comunicativos e interativos. O objetivo da proposta de aula aqui exposta foi trabalhar os castigos, realizando a exposição de uma imagem antiga retirada de uma reportagem de um jornal da Espanha, realizando uma análise das materialidades do mundo apresentadas nela. O planejamento da aula foi realizado com a perspectiva de uma aula com base em atividades sociais, que são atividades em que os sujeitos estão em interação com outros sujeitos e contextos culturais, os quais são os alunos estão inseridos ou em processo de inserção. Desse modo, o planejamento se baseou em abordar os castigos, sendo trazido reportagens e dados gráficos sobre castigos e exemplos ocorridos na Espanha. Partindo de discussões, leituras e análises dos textos, foi proposto ao aluno uma pesquisa referente aos castigos que seus pais recebiam, listando juntamente com os que cada aluno recebera, fazendo um comparativo e analisando o que mudou e pensar nessas mudanças e como ocorrem e por quê. Nos deparamos com diversas metodologias de ensino, mas a organização curricular em língua espanhola com base em atividades sociais é de fato algo que deve ser adotado nas escolas e pelos professores das disciplinas. Diante do planejamento com atividades sociais temos uma prática muito mais elaborada e com condições de que grande maioria dos alunos se envolvam, resultando num aproveitamento notório e satisfatório para ambas as partes envolvidas, efetivando o ensino e a aprendizagem nas aulas de língua espanhola.

Publicado
25-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino