Educação ambiental

Um olhar para o espaço

  • Dyessica Siochetta Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Amanda Knob Back UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Taise Maria Pelissaro
  • Ruben Alexandre Boelter

Resumo

 O presente trabalho é um relato de experiência realizado a partir do programa de iniciação à docência, PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Com base na preocupação em ensinar a Educação Ambiental nas escolas demonstrando suas diferentes visões e perspectivas que buscamos desenvolver o tema Lixo Espacial com uma aula para alunos do 6° ano de uma escola pública do município de Cerro Largo- RS. Desta forma este resumo descreve e analisa uma aula sobre o lixo espacial sendo que, o Lixo Espacial nada mais é que detritos que não tem mais utilidade lançados do espaço para o planeta Terra tornando um problema muito sério, perigoso até mesmo  incluindo para astronautas em atividades extraveiculares. Aplicar esse tema em sala de aula é muito importante para um maior conhecimento dos alunos, por não ser um assunto de grande discussão e demanda nas escolas ele é desconhecido por muitos, logo trazendo esse tema irá motivá-los a (re)pensar que a educação ambiental também está presente no espaço e na órbita terrestre. . Portanto para uma melhor compreensão foi levado para a sala de aula tal questão, utilizando slides e também, um vídeo explicativo que demonstra de que forma os satélites se mantém em órbita. Iniciamos a aula realizando um diálogo com os alunos para visualizarmos quais os conhecimentos que já possuíam utilizando perguntas norteadoras, e as devidas respostas deveriam ser anotadas, tais perguntas como “Quais locais você vê ou imagina que possui lixo?’’, após a socialização das respostas continuamos com as mais indagações, até que surgiu uma resposta esperada, que era “na atmosfera”. Ao darmos continuação à aula os alunos demonstravam grande interesse e motivação com o assunto. Um dos motivos visíveis foi de que eles não tinham conhecimento prévio ou este era pouco, e também, outro fator significativo foi de que se tratava de um conteúdo que causou muita curiosidade e fascínio. A partir de análises das escritas dos alunos em suas folhas, as quais foram entregues, podemos perceber a importância de um assunto pouco visto e discutido em sala de aula e o quão impactante é para o aluno tal assunto, tendo em vista que foram feitos comentários como “o homem polui até mesmo a atmosfera” entre outros, destacando assim a conscientização de cuidar o meio ambiente até em lugares tão distantes, o que levou-os a indagar sobre quais seriam as soluções para a problemática do lixo espacial e as suas preocupações com a poluição desse lixo no espaço, sendo considerado portanto a extrema importância que é a educação ambiental no ambiente escolar.

 

Palavras-chave:  Lixo Espacial; Meio Ambiente; Ensino. 

Publicado
30-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino