COMPREENSÕES ACERCA DOS TERMOS ÁCIDO BASE

UMA VIVÊNCIA DO PIBID QUÍMICA

  • Eduarda Kreutz UFFS

Resumo

O presente resumo tem como objetivo relatar uma experiência de ensino vivenciada por alguns bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo -RS. A prática foi realizada numa escola estadual do município em questão, tendo como principal objetivo explorar a experimentação para o resgate de alguns conceitos realizando uma atividade envolvendo o conceito de ácido e base. A atividade foi realizada com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio do turno noturno. Visando qualificar a participação dos estudantes dividimos a organização da prática em dois momentos. No primeiro momento os alunos foram direcionados ao laboratório da escola onde houve uma explanação e discussão sobre o conteúdo a ser abordado. No diálogo questionamos os estudantes sobre a sua compreensão dos termos ácido e base a fim de identificarmos o que eles já conheciam. No decorrer do diálogo fomos inserindo termos como pH, propriedades químicas e exemplificando com substâncias de pH ácido e de pH básico presentes no nosso dia a dia, buscamos com isso ampliar a compreensão de ácido e base apenas como funções inorgânicas, mas identificando as propriedades ácidas e básicas das substâncias por meio de diferentes teorias ácido base. No segundo momento da prática, no qual os alunos tiveram um contato maior com aspectos visuais acerca da mudança de coloração de acordo com o pH. Os materiais que foram utilizados são encontrados em nosso dia a dia, como pasta de dente, vinagre, refrigerante, limão, sabonete líquido, leite de magnésia e, outros como sulfato de cobre, cloreto de sódio e como indicador de pH utilizamos extrato de repolho roxo, um indicador natural que muda de coloração de acordo com o pH. A prática experimental oportunizou a explicitação de que alguns compostos são classificados como sais, mas apresentam pH ácido, como por exemplo, o sulfato de cobre, e outros sais pH neutro, como por exemplo, o cloreto de sódio. Com isso, ampliamos o diálogo acerca de uma visão simplista de que para ser ácido é preciso ter H na fórmula e de que para ser base é preciso ter OH na fórmula, mas fomos dialogando acerca das propriedades físico químicas das substâncias, apresentando outras teorias de ácido e base. Com isso foi possível explicar o processo do controle do pH da água da piscina, do pH do estômago, do funcionamento de antiácidos. Acreditamos que aulas como essas possibilitam um maior aprendizado em química. Por fim, destacamos que a nossa vivência no PIBID qualifica a nossa formação pois permite um maior contato com a sala de aula. E, aprender a conduzir o processo de ensino é um desafio na profissão do professor.    

Publicado
25-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino