O CULTIVO DE MICROORGANISMOS COMO TEMÁTICA EM SALA DE AULA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar a importância das bactérias, diante os meios de cultivo, considerando a utilização de materiais de uso comum e de fácil acesso. Trata-se de uma aula prática onde os alunos foram conduzidos a analisar e discutir a existência de micro-organismos que contaminam o meio de cultivo. Foram planejadas diferentes metodologias: aula expositiva e dialogada e aula prática com experimentação. A experimentação consistiu na coleta de micro-organismos em diferentes pontos que foram semeados em meio de cultura previamente preparados, após oito dias procedeu a observação dos meios de cultura com a confecção de lâminas histológicas e visualizadas em microscópio ótico finalizando a atividade com resumos e questões respondidas e entregues na aula subsequente. Observou-se que os alunos demonstraram desempenho, trabalho em grupo, instigação diante a confecção de lâminas e observação no microscópio. Vale destacar a curiosidade dos alunos em opinar sobre a proliferação de bactérias, em quais pontos foi menor e maior e por quais motivos isso ocorreu e, para a surpresa de muitos o ponto mais contaminado foi a boca e o menos contaminado foi as mãos, apesar disto em muitos meios de cultura não ocorreu a proliferação de bactérias e sim de fungos. Ao ministrar estas aulas os acadêmicos puderam refletir sobre a importância do contato com os alunos e situações nas escolas e principalmente com a experiência da docência desde o início do curso de graduação até o momento dos estágios, pois desta maneira é possível articular as orientações didáticas e atividades realizadas nas aulas práticas promovendo um diálogo construtivo entre professores formadores e professores em formação, contribuindo assim para a formação docente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.