ATUAÇÃO COMO DOCÊNCIA NA ESCOLA DO CAMPO DE TEREZA CRISTINA

Estágio Supervisionado 3

  • Gustavo Henrique dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Este resumo pretende apresentar e analisar a prática e experiência da docência na Escola Estadual do Campo de Tereza Cristina – EFM, sendo parte do curso de Licenciatura em Educação do campo - Ciências Sociais e Humanas, que ocorreram nas turmas do 6º ao 9º ano, entre 16/04/19 a 20/05/19. Na turma do 6º ano com aula de Geografia, foi trabalhado o conteúdo de conceito de Paisagens caracterizando como um dos elementos principais da disciplina, na turma do 7º ano também com a disciplina de Geografia, o tema de populações indígenas e seus aspectos culturais, divisão desigual de terras como evento histórico que consequentemente resultou que muitas pessoas perdessem acesso à terra, em continuidade com o tema de Desigualdades Sociais que dá mais detalhes e problematiza a condição atual, já na turma do 8º ano com aula de História, o tema Colonização da América Portuguesa em que abordamos os principais acontecimentos da formação do Brasil e na turma do 9º ano estudamos as Guerras Messiânicas denominada pelos eventos históricos caracterizados pelos lideres religiosos intitulado messias. A prática de docência do estágio possibilitou que fossem realizados um vínculo direto com o ambiente escolar, articular e relacionar a teoria com a prática, criar metodologias adequadas para melhor desenvolver a prática do estágio na comunidade escolar, construir uma melhor aprendizagem junto aos educandos do Ensino Fundamental e contribuindo para formação do acadêmico para que se possa construir melhores práticas de docência no futuro, considerando a dinâmica da escola e as condições atuais do cenário político e econômico.

Publicado
02-10-2019
Seção
Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Ensino