OS GÊNEROS DISCURSIVOS DIGITAIS EM UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE:

A FANFICTION COMO LINGUAGEM CONTEMPORÂNEA ABORDADA NO ENSINO MÉDIO.

  • Gabriel Fischer Lottermann Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Vanessa Luiza De Wallau Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Márcia Adriana Dias Kraemer Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Esta pesquisa investiga os gêneros discursivos da esfera digital, com ênfase no gênero Fanfiction, no intuito de desenvolver, via Plano de Trabalho Docente, multiletramentos às práticas sociais, no Ensino Médio. Nesse sentido, o objetivo é compreender de que maneira os gêneros discursivos, acessados via Tecnologias da Informação e Comunicação – TICS, tornam-se um suporte adequado para o ensino de língua materna, uma vez que estão previstos em documentos norteadores do ensino, como a BNCC (2017), enquanto linguagem contemporânea a ser abordada na Educação Básica. A investigação está subsidiada na Linguística Aplicada, na Análise Dialógica do Discurso e nos Multiletramentos. Justifica-se o estudo pela importância de reflexões sobre a utilização dos gêneros discursivos digitais em contexto escolar, uma vez que o cotejo desses textos-enunciados possibilita a apropriação, pelos alunos, dos multiletramentos, digitais ou não, que a escola necessita desenvolver. Desse modo, a metodologia da pesquisa caracteriza-se como teórica, com caráter qualitativo de geração de dados e fins explicativos. As informações são produzidas a partir de documentação indireta, bibliográfica e documental. O método de análise e de interpretação dos materiais é hipotético-dedutivo, com procedimento técnico histórico e comparativo. Como resultado, acredita-se que é necessário investigar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na escola, com o propósito de democratizar o acesso dos alunos a esses novos gêneros, presentes na sociedade. Para além disso, a apropriação desses gêneros discursivos, via TICs, caracteriza-se como um meio de acesso a mais bens culturais como, por exemplo, filmes, peças de teatro, músicas e livros, não tão acessíveis em regiões mais interioranas, historicamente desassistidas. Possibilita-se, desse modo, a formação de um aluno multiletrado, reconhecedor da multiculturalidade, valorizando-a a partir da apropriação dos novos significados construídos e reconstruídos em sala de aula.

Publicado
21-08-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino