A INTERPROFISSIONALIDADE E O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO PARA A SAÚDE
DESAFIOS PARA A QUALIFICAÇÃO DO CUIDADO
Resumo
Não é recente o debate sobre a necessidade de educação interprofissional
em saúde. Desde a década de 1960, discute-se a necessidade de melhorar a
capacidade para o trabalho de equipe, de forma a qualificar os serviços de saúde,
aumentar a satisfação e segurança do usuário, bem como a racionalização dos
custos na saúde. Criado em 2007, O programa de Educação para o Trabalho para a
Saúde (PET-Saúde) resulta da articulação entre Ministérios da Saúde e da
Educação, busca valorizar o trabalho em saúde como espaço formativo através do
fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade. Nesse sentido, propõe em
sua atual edição a interprofissionalidade como ponto central. As atividades foram
iniciadas em abril de 2019 contanto com a integração da Secretaria Municipal de
Saúde de Chapecó com três instituições de ensino da região: uma pública federal
(Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó, Cursos de Medicina e
Enfermagem), uma pública estadual (Universidade do Estado de Santa Catarina,
Curso de Enfermagem) e uma comunitária (Universidade do Oeste de Santa
Catarina Cursos de Psicologia e Educação Física). São realizadas reuniões mensais
com todos os participantes, e semanais em grupos menores, que realizam atividades
de imersão teórico-prática em cenários da Rede de Atenção à Saúde do município.
É importante que o planejamento da iniciativas para a Educação Inteprofissional em
Saúde envolvam os mais diversos sujeitos, sejam profissionais, gestores, docentes,
acadêmicos ou usuários. Nesse sentido, o PET-Saúde proporciona espaço de
discussão que possibilita a qualificação do serviço, ao praticar a máxima “aprender
juntos para trabalhar juntos”. Além disso, ressalta-se a distinção com a
multiprofissionalidade e multidisciplinaridade – que se referem a diferentes áreas de
atuação profissional ou de conhecimento que mantém relação de independência,
podendo compartilhar metas, mas com interações limitadas. Já o conceito de
interprofissionalidade ressalta a relação de interdependência, definida pela
colaboração para um objetivo comum. Por fim, cabe ressaltar que os objetivos em
comum aliados à interdependência, parceria e a valorização de cada um são
fundamentais para garantir a excelência do cuidado em saúde.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.