ACIDENTES E ÓBITOS DELES DECORRENTES

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

  • Débora Ceccatto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Larissa Vitória Gatti de Andrade Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Valéria Silvana Faganello Madureira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Daniela Savi Geremia Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Trata-se de revisão integrativa de literatura (RIL) desenvolvida com o objetivo de identificar e analisar os artigos publicados sobre acidentes, especialmente os de transporte, e os óbitos decorrentes deles. Considera-se acidente um evento não intencional que produz danos e/ou ferimentos que podem levar à morte da pessoa acidentada. Acidente de transporte envolve um veículo usado principalmente para o transporte de pessoas ou de mercadorias de um lugar para o outro. São classificados segundo o meio de transporte utilizado, destacando os pedestres e os veículos usados pelas vítimas, bem como o papel das vítimas no acidente (condutor, passageiro etc.). A revisão foi norteada pela seguinte pergunta: “O que foi publicado sobre acidentes e óbitos decorrentes de acidentes no período e 2009 a 2019?”, a qual visava a delinear um panorama do conhecimento produzido sobre o assunto para subsidiar dois estudos. Um deles, matricial, intitulado ‘óbitos por causas violentas em Chapecó SC no período de 2007 a 2019’ e outro, subprojeto do primeiro, intitulado ‘óbitos decorrentes de acidentes em Chapecó: análise de 2007 a 2018’. Utilizou-se o recorte temporal de 2009 a 2019 para a busca de artigos produzidos no Brasil, publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, disponíveis em texto completo e que apresentassem, preferencialmente no resumo e ou no título, os seguintes descritores: Acidentes, Acidentes de Trânsito, Acidentes de Transporte, Acidentes de Tráfego, Mortalidade, Violência, Causas Externas. além disso, utilizou-se a associação entre os operadores booleanos OR e AND. A busca feita nos meses de maio e junho de 2019 resultou em 427 artigos, os quais foram organizados em planilha Excel. Em seguida, procedeu-se a análise com os critérios de inclusão já apresentados, iniciando-se pelo título para verificar se realmente representava o assunto em foco. Nessa etapa foram excluídos 142 artigos. Seguiu-se a análise de repetições, o que levou à exclusão de 94 artigos. Finalmente, foram analisados os resumos, o que levou à exclusão de outros 83 artigos. Ao todo, foram excluídos 311 artigos, restando 109 artigos, os quais foram incluídos na RIL. Esses foram classificados entre quantitativos (100), qualitativos (01), reflexões (02) e revisões de literatura (06). Dentre as produções destacaram-se as relativas a acidente de transporte/trânsito (80), acidentes de trabalho (12), quedas (9) e outros (8). Conclui-se que as publicações privilegiam os estudos quantitativos, epidemiológicos em bases de acesso público, o que delineia um panorama da mortalidade por acidentes. Estudos qualitativos são importantes e necessários para que haja uma melhor compreensão do fenômeno, complementando os estudos quantitativos.

Publicado
01-10-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa