DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS EDUCATIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE SUJEITOS UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS

  • Carini Stolarski UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Anibal Lopes Guedes

Resumo

Este estudo foi realizado com o objetivo de trazer para a sala de aula momentos mais lúdicos e prazerosos para a alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. Os jogos fazem parte do dia-a-dia das crianças, introduzi-los nas aulas faz com que a aprendizagem seja mais produtiva e divertida, e as Tecnologias Digitais (TD), possibilitam o desenvolvimento de uma atividade diferenciada e prazerosa, uma vez que aproxima as crianças e os professores. Dessa forma, investigar como as diferentes tecnologias digitais podem auxiliar no desenvolvimento de metodologias para apoiar o processo de alfabetização dos sujeitos é algo desafiador diante dos recursos que as escolas possuem e os métodos hoje utilizados em sala. Assim, se apresenta a problemática deste trabalho que é: utilizar as diferentes tecnologias digitais de forma a promover a alfabetização dos sujeitos de forma mais educativa e interativa. A metodologia do trabalho é de cunho exploratório e bibliográfico. Como resultados salienta-se que a aplicação dos jogos não pode se dar com as crianças em sala de aula devido ao tempo e ao período do ano em que ocorreu o processo de validação, contudo os jogos foram apresentados e avaliados por duas turmas da Pedagogia, a segunda fase que está ainda construindo os processos de alfabetização dentro da Universidade e a décima fase que já passou por todos os processos do ensino de alfabetização da mesma instituição, ambas respectivamente fazem parte da UFFS – Campus de Erechim RS, a fim de ter percepções diferenciadas sobre o processo da alfabetização utilizando os jogos digitais e qual a utilização dos jogos pelas futuras pedagogas na sua prática escolar.

Publicado
28-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino