A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O AMBIENTE ALFABETIZADOR

  • Aline Pansera Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jessica Aparecida Lima Zanotto
  • Juliana Alves da Silva
  • Valdicir Balbinott

Resumo

O presente trabalho faz uma abordagem sobre a maneira como ocorrem os processos de ensino e de aprendizagem no período de alfabetização das crianças, considerando que as metodologias e as formas como se organizam todo o processo refletem na aprendizagem da criança de maneira significativa. Ressalta-se a importância de que a teoria seja posta em prática de maneira que se obtenha sucesso, garantindo a formação integral da criança. O objetivo do estudo foi investigar a organização, as metodologias, as possibilidades, as propostas oferecidas durante o processo pelo qual ocorre a alfabetização, observando estas serem satisfatórias ou não à aprendizagem das crianças. Desta maneira, realizou-se uma observação em sala de aula em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, com posterior análise dos registros da observação, os quais foram embasados teoricamente em Ferreiro e Teberosky (1999), Cagliari (1998), Schwartz (2010) e Mortatti (2006). Como resultados da pesquisa, observamos que a professora não utiliza de métodos, considera a bagagem de conhecimentos trazida pelas crianças, usando-a em prol de uma aprendizagem significativa, busca trabalhar com a ludicidade e problematizações trazidas pelas crianças, bem como estabelece com a turma uma relação não autoritária, permitindo que todos participem e se envolvam no processo. Diante disso, as conclusões do estudo apontam para a importância de
o professor não trabalhar com métodos, mas sim considerar todo e qualquer conhecimento trazido pelas crianças, com metodologias e possibilidades diferenciadas para que estas se tornem protagonistas do processo e, assim, sejam estabelecidas relações de confiança para que se tenha um espaço propício à aprendizagem. Percebe-se, dessa forma, a importância de o professor trabalhar de forma clara, com conhecimentos trazidos pelas crianças, com situações concretas que possibilitem às crianças reconhecerem isso no meio em que vivem, permitir que as crianças reflitam, construam hipóteses, tenham possibilidades de se manifestarem, expondo seus pensamentos. Importante destacar que o espaço
escolar constitua-se de maneira flexível e coletiva um ambiente acolhedor, através do estímulo ao desenvolvimento da autonomia das crianças, com metodologias de organização de espaços e recursos pedagógicos que fomentem e ampliem o interesse pela leitura e escrita, considerando que o que é internalizado pela criança seja extremamente significativo. Portanto, a prática pedagógica pode ser um elemento que constrói possibilidades e, ao mesmo tempo, impõe limitações.

Publicado
28-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino