EDUCAÇÃO E INCLUSÃO

AÇÕES PEDAGÓGICAS DE APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS

  • Ana Paula Cervinski Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Erechim
  • Juliana Girotto

Resumo

A inclusão de pessoas com necessidades específicas vem sendo muito discutida nas últimas décadas, sendo que, historicamente estes sujeitos sofrem condutas discriminatórias que afrontam seus direitos. Além da questão legal, a inclusão se tornará realidade a partir da implementação de políticas públicas que garantam este acesso, sendo dever do estado e principalmente das instituições, oferecerem meios para que as dificuldades apresentadas sejam pontualmente atendidas. Deste modo o projeto de Ensino: Educação e Inclusão: Ações Pedagógicas de Apoio aos Estudantes com Necessidades Específicas do IFRS – Campus Erechim foi realizado com o objetivo de fomentar a reflexão e a sensibilização para as necessidades educacionais específicas pela comunidade acadêmica do IFRS, oportunizando o aperfeiçoamento das práticas de ensino, acolhendo as demandas dos alunos com necessidades específicas, e que necessitam de um suporte extraclasse. Os atendimentos foram realizados por bolsistas, que auxiliavam os estudantes na resolução de exercícios, explicação de conteúdos, organização da rotina de estudos, bem como, verificação de outras demandas e necessidades. Ao final do ano letivo pôde-se constatar que os estudantes que participaram regularmente dos atendimentos, aproveitaram mais os recursos oferecidos pela instituição, como os horários de atendimento disponibilizados pelos professores, e passaram a usufruir mais dos espaços educativos, como a biblioteca, realizando mais empréstimos do acervo. Através da análise dos históricos escolares, constatou-se que houve um aumento de 75% das aprovações em componentes curriculares acompanhados em comparação com os semestres anteriores. Outrossim, constatamos um significativo aumento no rendimento acadêmico dos estudantes acompanhados pelo projeto, assim como, melhora na autoestima e confiança na capacidade de aprender.

Publicado
28-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino