RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS
RESGATES E MEMÓRIAS: PRODUZINDO HISTÓRIA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA
Resumo
Este resumo busca sintetizar o processo de Estágio Curricular
Supervisionado em Anos Iniciais, do curso de Pedagogia da Universidade Federal
da Fronteira Sul – Campus Erechim, orientado pela professora doutora Adriana
Salete Loss. O estágio foi desenvolvido em uma escola municipal do município de
Estação/RS com crianças na faixa etária de 9 a 10 anos, sendo o processo divido
em três etapas: observação, monitoria e intervenção. A observação ocorre durante
um período de cinco dias, onde são levantadas as demandas da escola e da
professora regente de turma, bem como das crianças, também inicia a criação do
vínculo com a turma. Na monitoria, além de presta auxílio à professora regente e se
integrar de forma mais efetiva no cotidiano das crianças, são realizadas pequenas
intervenções pela estagiária. Ambos os processos são importantes para a
elaboração do projeto de estágio, este que busca englobar as demandas levantadas,
sendo assim, um processo que contemple experiências e aprendizados significativos
para todos os envolvidos no processo. A escolha do tema ocorreu surge para trazer
uma reflexão sobre as mudanças e permanências de hábitos e vivências ao longo
da história a partir do resgate de histórias de família e de vida das crianças, foi
percebida a vontade que as crianças tinham de contar sobre fatos de suas vidas e a
curiosidade deles em relação à pesquisa e a eventos já passados, para fundamental
tal escolha, bem como as propostas apresentadas durante o estágio, foram
utilizados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de História no Ensino
Fundamental (1997). Além da história, visando um planejamento interdisciplinar, foi
importante integrar dentro do tema gerador as outras áreas do conhecimento
exploradas no 4º ano para uma aprendizagem ampla, contínua e interligada, com
propostas lúdicas.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.