ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PERCEPÇÕES DE ALUNOS A RESPEITO DA (IN)VISIBILIDADE DOS NEGROS NA AMÉRICA LATINA
Resumo
Tratar a sala de aula de língua estrangeira como campo de debate de temas como identidade(s) e (in)diferenças culturais, sociais, étnico-raciais, entre outras, implica o reconhecimento e compreensão do papel do professor na agência, isto é, em sua capacidade socioculturalmente mediada de atuar e (trans)formar o processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é relatar uma prática pedagógica ocorrida no 7º ano do ensino fundamental, numa escola estadual do município de Cerro Largo-RS, durante o Programa Residência Pedagógica. A aula tinha como temática a questão das africanidades na América Latina, a fim de descontruir ideias e atitudes como preconceito e discriminação, promovendo a reflexão para uma sociedade mais justa e igualitária. Para tanto, o trabalho fundamentou-se na utilização de gêneros discursivos como artefatos/instrumentos nas atividades sociais escritas (tira cômica, poema, notícia de jornal) e orais (vídeo de experimento social). A leitura dos textos provocou a análise sobre a distinção entre dizer/fazer no que tange o racismo, além da pouca representação da identidade negra em diferentes setores, como no consumo de brinquedos, por exemplo. Também foi possível abordar a importância da aceitação das características físicas como forma de empoderamento pessoal e social. A atividade final, que correspondia a um comentário escrito a partir de uma notícia de uma jovem que não conseguiu trabalho ao cargo postulado em função de ter o cabelo afro, permitiu observar que os alunos perceberam e discordaram do fato discriminatório, entretanto, não souberam argumentar as razões para isso acontecer e, muito menos, a apontar formas de atuação anti-racistas, o que demonstra pelo silenciamento dos estudantes, a invisibilidade dos negros na realidade onde estão inseridos. Contudo, evidencia-se a relevância de apresentar temas e conteúdos na língua espanhola e, em outras disciplinas escolares, que propiciem uma formação mais integral e cidadã aos estudantes na Educação Básica.
Palavras-chave: Língua espanhola. Escola. Alunos. Aprendizagem. Percepções étnico-raciais.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.