IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ-SC
Resumo
Trata-se de um estudo descritivo, cujo objetivo é relatar a experiência vivenciada durante as atividades do estágio supervisado da graduação que ocorreram no período de agosto a novembro de 2018, na Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó-SC. Dentre as propostas de intervenção, elencou-se a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) nos serviços de saúde da Atenção Especializada do município. Destaca-se que o Ministério da Saúde em 2013, por meio da Portaria nº 529, instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), tendo como propósito contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde, e suas ações para a segurança do paciente foram regulamentadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária descritas na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC/ANVISA) nº. 36, trazendo como obrigatória a implantação do NSP, a notificação dos eventos adversos e a elaboração do Plano de Segurança do Paciente (PSP). Inicialmente, foi realizado um levantamento das publicações que discorriam sobre a temática, bem os manuais disponíveis da (ANVISA), a fim de nortear a estruturação do funcionamento do núcleo e adequá-lo à realidade local. Num segundo momento, levantou-se por meio de formulário próprio os eventos adversos relatados pelos coordenadores dos serviços de saúde à gerência da atenção especializada, com objetivo de mapear as necessidades de melhorias nos processos de trabalho, construir recomendações, alertas e solicitação de providências às equipes de governança e assistência, e assim compreender as ações necessárias para compor o PSP de acordo com a realidade do município. Nesse contexto, percebeu-se os desafios no planejamento da oferta de serviços à população no âmbito do Sistema Único de Saúde, pois há um complexo de situações administrativas, políticas e institucionais aos quais os municípios e suas regiões estão suscetíveis, e a necessidade de refletir sobre os instrumentos de gestão que são úteis na sistematização da tomada de decisão e qualificação dos processos de trabalho envolvidos no gerenciamento público do SUS.
Copyright (c) 2019 Leandra Oliveira Porto, Ianka Cristina Celuppi, Jéssica Ferreira, Daniela Savi Geremia, Aline Massaroli
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